Quadrinhos históricos ganham exposição no MUBA
Mostra presta homenagem aos 61 anos da primeira exposição "Histórias em Quadrinhos" do mundo, realizada em São Paulo
São Paulo, 1951. Álvaro de Moya, Jayme Cortez, Syllas Roberg, Reinaldo de Oliveira e Miguel Penteado perceberam o quão relevante era o papel dos quadrinhos em uma época onde a crítica à determinadas instituições precisava ser camuflada para depois ser lida. O conteúdo introjetado nas páginas das publicações devia ser exposto para mais pessoas. Foi então que os artistas citados organizaram a primeira mostra didática e internacional de HQ.
Agora, em 2012, as produções que marcaram época estão novamente disponíveis para os admiradores da arte em quadrinhos. O MUBA (Museu Belas Artes) inaugura exposição com entrada gratuita, de 22 de março a 26 de maio.
Nesta edição, o evento se baseia na coleção particular de Moya e também reúne trabalhos originais de renomados desenhistas brasileiros. Publicações raras pertencentes a colecionadores como César Cerito, Júlio Shimamoto, Primaggio, Rodolfo Zala entram na exposição.
Jayme Cortez, Shimamoto, André Le Blanc, Gustavo Machado, Messias de Mello, Napoleão Figueiredo, Primaggio, Will Eisner, Jerry Robinson (desenhista de Batman nos anos 50 e criador de O Coringa), Jim Davis (Garfield), Mort Walker (Recruta Zero), Leonard Starr, Serpieri, Antonino Homobono Balieiro, Serpieri (Druuna), Rodolfo Zalla também têm seus trabalhos expostos.
Publicações únicas também serão exibidas, tais como O Tico-Tico, O Globo Juvenil, de 1949, The Spirit and Ebony, número 16, de 1949, de Will Eisner, Revista Mad número 11, de 1954, Revistas número 1 da Turma da Mônica editadas na Europa, entre outros. Os trabalhos serão divididos em três grandes temas: Originais – dos mestres brasileiros de HQ (das décadas de 1940 a 1980); Documentos – com registros da primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos; e Publicações – com edições exclusivas.