Quais foram os 10 idiomas mais estudados no Duolingo em 2023?
Além do ranking dos idiomas mais populares, veja também como fazer a retrospectiva 2023 do seu desempenho na plataforma de idiomas
O Duolingo, a plataforma de aprendizado online e gratuito, divulgou seu Relatório Global de Idiomas na segunda-feira, 4, que examina as últimas tendências de estudo de idiomas com base em dados de milhões de alunos.
Segundo o relatório, em 2023, mais de 32 milhões de pessoas em todo o mundo estudaram mais de um idioma no Duolingo. Os dados mostram como a motivação e o interesse dos alunos impactaram nas dez línguas mais populares globalmente.
Os 10 idiomas mais populares de 2023 no Duolingo
Em 2023, a lista dos idiomas mais estudados é a seguinte:
- Plataforma de estudos oferece revisão gratuita para o Enem
- Programa oferece 10 mil bolsas de inglês para pessoas negras
- 3 programas de bolsas para quem deseja estudar fora em 2025
- 10 cursos gratuitos de Stanford para turbinar o currículo
- Inglês
- Espanhol
- Francês
- Alemão
- Japonês
- Coreano
- Italiano
- Hindi
- Chinês
- Português
No Brasil, como já era de se esperar, o idioma mais popular foi o Inglês. Veja na imagem a seguir:
Principais conclusões sobre o comportamento dos estudantes em 2023
As principais conclusões revelam:
- O português entra no top 10, tirando o russo da lista. Conectar-se com pessoas (23%) e preparar-se para viajar (18%) são as principais razões pelas quais os alunos de todo o mundo optam por estudar português, e 72% dos novos alunos de português têm menos de 30 anos. O português é o segundo idioma mais estudado na Bolívia, Venezuela, Paraguai e Uruguai.
-
O coreano continua a crescer em popularidade global. O curso de coreano saltou para o 6º lugar no ranking global. Em todo o mundo, principalmente pelo aumento do interesse por K-dramas e K-Pop, os jovens estão despertando um interesse crescente por todas as línguas asiáticas, especialmente o coreano.
-
O inglês continua sendo a língua mais popular para estudar em todo o mundo. Foi o idioma número 1 para estudar em 122 países, três a mais que no ano passado e 49% dos alunos globais dizem que estão motivados para estudar inglês para fins educacionais ou profissionais.
- A geração Z tem maior probabilidade de estudar línguas asiáticas, enquanto os Boomers têm maior probabilidade de estudar italiano do que as gerações mais jovens. Os Boomers também tendem a ter ofensivas (dias seguidos de estudo) mais longas.
“Os idiomas são uma ponte entre culturas. Vemos tendências culturais refletidas nos dados de nossos 74 milhões de alunos mensais em todo o mundo”, diz a Dra. Cindy Blanco, cientista sênior de aprendizagem e editora-chefe de conteúdo de aprendizagem do Duolingo.
Como ver minha retrospectiva no Duolingo?
O Duolingo também lançou a “Year in Review”, uma retrospectiva envolvente da jornada de aprendizado de um ano dos usuários.
Cada usuário recebe uma das oito personas de aluno diferentes com base nos dados de aprendizagem, incluindo horas dedicadas aprendendo, número de cursos realizados, quanto tempo o aluno tende a praticar e muito mais.
Todos os alunos que completaram ao menos 10 aulas podem reviver o ano no Duolingo e compartilhar cartões personalizados nas redes sociais para comemorar suas conquistas.
Para ver a retrospectiva, basta abrir o aplicativo Duolingo em aparelhos iOS (iPhone) ou Android.