Ranking coloca 22 cursos de graduação do Brasil entre os melhores do mundo
4 universidades brasileiras estão entre as melhores instituições de ensino de Odontologia
O sistema de ensino superior no Brasil é reconhecido como um dos melhores do mundo. Conforme o ranking QS World University 2024, divulgado nesta semana, o Brasil conta com 22 cursos de graduação posicionados entre os 50 melhores do planeta, fazendo do país o líder na América Latina.
Entre as áreas de cursos de graduação avaliadas, odontologia foi o qual o Brasil obteve maior destaque, com quatro universidades brasileiras entre as 50 melhores. A Universidade de São Paulo (USP) teve a graduação mais bem classificada, conquistando a 13ª posição
Logo em seguida aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 23º lugar, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) na 36ª posição, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 50º lugar.
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- PUC-PR oferece bolsas 100% gratuitas em cursos de graduação
- 5 dos melhores hospitais da América Latina estão no Brasil; confira ranking
A engenharia de petróleo também se destaca, com três instituições brasileiras entre as 50 melhores. A Unicamp lidera entre as nacionais na 22ª posição, seguida pela USP na 24ª e pela UFRJ na 42ª.
Nos primeiros lugares do ranking global, destacam-se universidades americanas como Harvard e MIT, seguidas pelas britânicas, com a Universidade de Oxford à frente.
Cursos de graduação da USP
A USP foi a instituição brasileira com a melhor classificação em cursos de graduação, com 44 dos seus 55 cursos avaliados entre os 100 melhores do mundo.
Entre as 50 melhores do mundo, 16 áreas específicas da USP se destacam: Odontologia (13ª), Antropologia (23ª), Engenharia de Petróleo (24ª), Agricultura e Silvicultura (32ª), Engenharia de Minas (34ª), Enfermagem (34ª), Engenharia Civil e de Estruturas (38ª), Arquitetura (39ª), Política Social e Administração (42ª), Sociologia (43ª), Arqueologia (44ª), Esportes (44ª), Farmácia e Farmacologia (44ª), Ciências Ambientais (44ª), Direito (45ª) e Línguas Modernas (46ª).
Além disso, a USP posicionou-se entre a 51ª e a 100ª posição em 28 áreas, entre as 150 melhores em quatro áreas, e entre as 200 melhores em uma área.
A USP se destaca em cinco grandes áreas de cursos de graduação agrupadas, ficando entre as 100 melhores na classificação geral: Ciência Social e Administração (41ª), Artes e Humanidades (46ª), Ciências da Vida e Medicina (44ª), Ciências Naturais (58ª) e Engenharia e Tecnologia (57ª).
https://catracalivre.com.br/educacao/plataforma-do-mec-lanca-novos-cursos-online-e-gratuitos/