Realização pessoal ou profissional: como escolher um caminho

Tem gente que parece nascer sabendo que rumo seguir na vida, mas isso não é uma regra

04/01/2021 18:03 / Atualizado em 03/02/2021 12:17

Muitos jovens enfrentam um dilema ao sair do ensino médio: fazer o que gosta ou o que vai proporcionar mais estabilidade e dinheiro? Apesar de não ser algo imutável, essa é uma decisão realmente importante.

Realização pessoal ou profissional: fazer o que gosta ou aquilo que vai proporcionar mais estabilidade e dinheiro
Realização pessoal ou profissional: fazer o que gosta ou aquilo que vai proporcionar mais estabilidade e dinheiro - Pexels/Andrea Piacquadio

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta alguns pontos para reflexão para tomar essa decisão. Confira abaixo, algumas das dicas do site:

Identifique os seus talentos

O autoconhecimento deve ser o ponto de partida para a escolha do curso. Esse processo inclui a identificação de quais são os seus valores, crenças, expectativas e, principalmente, talentos pessoais. Basicamente, talento pode ser entendido como aquilo que você faz com facilidade e costuma ser elogiado por isso, trata-se de uma habilidade prévia.

Nessa etapa, determine quais são os seus interesses principais, motivações e disciplinas que apresenta melhor desempenho no colégio. Faça uma lista com as atividades que gostaria de exercer profissionalmente e, posteriormente, verifique quais são as profissões condizentes com as suas preferências.

Pesquise bastante sobre o mercado

Faça uma lista com as atividades que gostaria de exercer profissionalmente
Faça uma lista com as atividades que gostaria de exercer profissionalmente - Banco de Imagens | ©themacx/iStock

Saiba em quais locais o mercado de trabalho é mais aquecido para a carreira desejada. Isso lhe ajuda a escolher a faculdade certa, ou seja, aquela que é referência na área. Também é necessário levantar outras informações, como salário, oportunidades de crescimento e perspectivas para o futuro, uma vez que algo que está em alta no momento pode se tornar defasado daqui a dez anos.

Procure orientação vocacional

Se mesmo aplicando todas as dicas anteriores você não conseguir definir a sua profissão, uma possibilidade é recorrer à orientação vocacional ou profissional. Esse trabalho é desenvolvido e realizado por profissionais especializados em psicologia, e que são capazes de orientar o estudante na tomada da sua decisão, levando em consideração o seu perfil, talentos e expectativas.

Quer outras dicas para saber qual caminho seguir? Acesse o site Novos Alunos.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook e no canal do Youtube.