Inep lança cartilha gratuita para redação do Enem 2023
Documento traz dicas para escrever um texto dissertativo-argumentativo
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade responsável pelos exames oficiais do governo, lançou a cartilha gratuita “A Redação do Enem 2023 – Cartilha do Participante”. O documento traz orientações para a elaboração da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A cartilha explica que a redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, o que significa que o candidato deve defender um ponto de vista sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O texto deve ser estruturado com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
O documento também traz dicas para a elaboração da proposta de intervenção social, que é um dos critérios de avaliação da redação. A proposta deve ser coerente com o desenvolvimento do texto e respeitar os direitos humanos.
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame
- Enem 2024: 5 erros ortográficos comuns e como evitá-los
- Enem: COC promove aulão gratuito de redação com Débora Aladim
A cartilha, com variações para participante com dislexia, com surdez/deficiência auditiva ou com TEA, está disponível para download no site do Inep.
Enem 2023
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro no dia 5 de novembro.
O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 apresenta as datas e os horários do exame. O texto também detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.