Professora explica o que é cobrado na redação do Enem
No Enem do ano passado, das 4,72 milhões de redações, apenas 53 candidatos conseguiram alcançar a nota máxima. Desse montante, 309.157 receberam nota zero.
Para quem deseja se dar bem na prova deste ano, a professora Marina Sestito, coordenadora de redação do Stoodi (plataforma de educação a distância com foco em Enem e pré-vestibular), explicou quais são as cinco competências cobradas na redação do exame.
As inscrições para o Enem 2018 começam nesta segunda-feira (7) e encerram no dia 18 deste mês. As provas serão realizadas em 4 e 11 de novembro e qualquer pessoa pode fazer o exame.
O resultado individual do Enem pode ser usado para dar acesso ao ensino superior e ao financiamento estudantil. Conheça, abaixo, as competências.
Competências
O Enem se baseia em cinco esferas de avaliação para a correção das redações. A primeira e a quarta estão relacionadas à linguagem: a primeira diz respeito ao uso dos recursos formais da língua portuguesa, enquanto a quarta trata do uso dos recursos coesivos necessários à composição do texto. A segunda e a terceira dizem respeito ao conteúdo e a quinta tem a ver com a solução do problema abordado.
- Competência 1 – “Aqui, o aluno precisa buscar clareza de linguagem e domínio da norma culta da língua portuguesa. É preciso respeitar as regras de concordância, de regência, de pontuação e os aspectos ortográficos. No momento em que o corretor for avaliar esse quesito, além de analisar os erros, também é considerada a frequência em que eles acontecem e a gravidade de cada um deles”, comenta Marina.
- Competência 2 – “Nesse tópico, será avaliada a composição da redação. É preciso fazer um texto com começo, meio e fim – a famosa sequência ‘introdução, desenvolvimento e conclusão’ -, contemplando todas as esferas do tema solicitado”.
- Competência 3 – “Nesta competência é avaliada a argumentação do aluno. Ele precisa justificar todas as afirmações que fizer, com dados concretos e informações relevantes. As tarefas exigidas pela redação do Enem são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar. Neste item, portanto, avalia-se a capacidade do candidato de defender um ponto de vista”, explica a professora.
- Competência 4 – “Aqui, é avaliada a estruturação do texto: a relação entre os parágrafos, a relação entre os elementos de um mesmo parágrafos e os recursos utilizados para retomar as ideias apresentadas em momentos anteriores do texto. Também é recomendado o uso diversificado de recursos coesivos, sem tantas repetições de um mesmo termo”, diz a coordenadora de redação do Stoodi.
- Competência 5 – “Este é, sem dúvida, o aspecto que mais diferencia o texto Enem dos outros modelos de redação. É nessa competência que será avaliada a capacidade do candidato de apresentar soluções ao problema abordado”. Uma boa proposta de intervenção precisa apontar agentes, ações e meios para a efetivação dessas medidas.
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