Renovatech tem inscrições abertas para cursos gratuitos no DF
Voltado a jovens a partir de 14 anos, adultos e idosos de até 65 anos, o projeto tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de tecnologia
O programa Renovatech está com inscrições abertas para cursos gratuitos nas áreas de design gráfico, desenvolvimento de jogos e programação voltados para jovens, adultos e idosos. As aulas ocorrem de forma presencial na Região Administrativa do Gama, no Distrito Federal.
A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), em parceria com a Associação Nacional de Jogos, Campeonatos, Equipes e Jogadores Eletrônicos.

Voltado a jovens a partir de 14 anos, adultos e idosos de até 65 anos, o projeto tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de tecnologia. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla.
- ‘Patrimônio do povo brasileiro’: o que você precisa saber sobre o SUS e seu impacto no Brasil
- 3 destinos no Rio de Janeiro para ver belas paisagens gastando pouco
- Alura e Google abrem 180 mil vagas em curso gratuito de IA
- Etecs e Fatecs oferecem cursos gratuitos na área da construção civil
Vagas e horários dos cursos gratuitos
Serão oferecidas 270 vagas por ciclo, com turmas distribuídas ao longo do dia: das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 18h30 às 22h30, de segunda a sexta-feira. Cada etapa do curso terá duração de seis semanas, totalizando 120 horas de formação.
Os participantes terão acesso a conteúdos como lógica de programação, linguagens de computação, introdução a banco de dados, desenvolvimento de aplicativos, além de fundamentos de identidade visual, tratamento de imagens e produção de materiais gráficos.
Projeto Brasíl.IA
A Secti-DF também está com inscrições abertas para o projeto Brasíl.IA, que oferece cursos gratuitos de qualificação na área de tecnologia. Ao todo, são oferecidos 36 cursos em segmentos como inteligência artificial, big data, internet das coisas e desenvolvimento de games. As aulas começaram na terça-feira (1º), mas ainda há vagas disponíveis. No total, são oferecidas 800 oportunidades nesta fase.
As inscrições podem ser feitas pelo site. As carretas que funcionam como salas de aula estão estacionadas em locais estratégicos das quatro regiões: no Recanto das Emas, em frente à Escola 113; no Riacho Fundo II, em frente à Administração Regional; em Arniqueira, ao lado da Administração Regional; e no Núcleo Bandeirante, em frente à Administração Regional.
O projeto Brasíl.IA é 100% gratuito e inclui material didático completo. Os cursos possuem carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de cerca de 20 dias. As aulas acontecem em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 17h.