Rotary concede 130 bolsas integrais de pós-graduação em 6 países
São 50 bolsas de estudo para programas de mestrado e 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional
A associação Rotary International está com inscrições abertas para o programa de fomento estudantil Rotary pela Paz. Para a edição de 2022-23, serão oferecidas 130 bolsas de estudo, sendo 50 para programas de mestrado e 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional.
O programa Rotary pela Paz completa 20 anos em 2022 e já formou 1.500 estudantes que, de acordo com a associação, “estão trabalhando em cerca de 115 países na área educacional, policial e governamental, ONGs, instituições de pesquisas, agências pró-paz e organizações internacionais como a ONU e o Banco Mundial”.
O que são os “Estudos pela Paz”
Os “Estudos da Paz e Conflitos” são um campo que analisa mecanismos de conflitos sociais e identifica comportamentos violentos e não violentos na interação entre pessoas e sociedades.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
Um subcampo dessa área são os chamados “Estudos pela Paz”, um esforço interdisciplinar que pretende prevenir e resolver conflitos em escala, em contraste com os estudos da guerra, direcionados à busca de vitória em conflitos.
São duas modalidades de bolsas para Estudos pela Paz:
Bolsas de mestrado em estudos pela paz
São 50 bolsas integrais para cursos com duração de 15 a 24 meses nas áreas de paz, prevenção e resolução de conflitos nas seguintes instituições: Duke University e University of North Carolina, Chapel Hill, dos EUA; International Christian University, do Japão; University of Bradford, da Inglaterra; University of Queensland, da Austrália; e Uppsala University, da Suécia.
Os programas de “estudos pela paz” exigem estágio de 2 a 3 meses durante o recesso acadêmico.
Para se candidatar é preciso:
- Ser fluente em inglês;
- Ter concluído a graduação em área relacionada ao mestrado;
- Demonstrar sério compromisso com a paz e compreensão mundial revelado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais;
- Demonstrar habilidade de liderança;
- Ter no mínimo três anos de experiência voluntária ou profissional em alguma área relacionada à promoção da paz em período integral.
Mais informações sobre as bolsas Rotary para mestrado neste link.
Bolsas de Aperfeiçoamento Profissional
A Rotary Internacional oferece 80 bolsas por ano para um programa de 3 meses em paz, prevenção e resolução de conflitos. O programa é oferecido na Chulalongkorn University, em Bangcoc, Tailândia, e na Makerere University, em Kampala, na Uganda.
Para este benefício, além dos pré-requisitos necessários ao curso de mestrado, como fluência em inglês e habilidade de liderança, é preciso comprovar cinco anos de experiência profissional na área de promoção da paz e apresentar histórico acadêmico.
Como se inscrever
Todas as candidaturas devem ser enviadas para os escritórios regionais do Rotary até o dia 31 de maio. Então, os escritórios têm até 1 de julho para enviar os indicados ao Rotary Internacional. Nesta página, você consegue ver onde fica o escritório mais próximo do seu endereço. Saiba mais e veja os documentos necessários para sua inscrição.
Tanto os mestrados quanto especialização envolvem estudos multidisciplinares em ciência política, geografia, economia, psicologia, sociologia, relações internacionais, história, antropologia, estudos religiosos e estudos de gênero, entre outras disciplinas.
Este texto foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.