Saiba como fazer os cursos gratuitos do Senac
Por meio das unidades espalhadas pelo país, Senac oferece diversos cursos livres. muitos com certificado
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece diversos cursos gratuitos de qualificação profissional com certificado.
As formações são oferecidas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), com programas nas áreas de marketing, logística, administração de empresas e turismo. As aulas podem ser feitas presencialmente ou online.
Os cursos gratuitos do Senac
Os cursos gratuitos do Senac são destinados aos estudantes que não podem pagar pelo ensino, mas que não deixam de abrir mão do conhecimento.
Por isso, foi criado o Programa Senac de Gratuidade (PSG), para incentivar a busca do conhecimento e facilitar o acesso ao estudo entre as pessoas que tem uma renda socioeconômica menor.
Os cursos com direito a gratuidade são garantidos desde de 2008 para as categorias de formação inicial e continuada e educação profissional técnica de nível médio.
Para quem são destinos os cursos gratuitos?
Porém, as vagas são para pessoas com renda familiar per capita que não ultrapasse dois salários mínimos nacionais, o que atualmente significa R$ 2.640, e elas podem ser feitas aqui.
Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “Pré-requisitos” de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos.
A seleção dos candidatos será realizada considerando os seguintes critérios:
- Seleção por Estado;
- Seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
- Classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato;
- Comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.
O preenchimento das vagas dos cursos obedecerá, rigorosamente, aos critérios de classificação até completar a quantidade de vagas disponíveis em cada curso.
Como se inscrever?
O candidato deverá preencher os formulários com as informações dos documentos solicitados e dar “aceite” durante a inscrição:
- Ficha de inscrição do PSG;
- Autodeclaração de renda;
- Termo de compromisso;
- Termo de matrícula (somente para Cursos Livres).
O “aceite” do candidato implicará em responsabilidade direta sobre as informações preenchidas nos documentos.
O cronograma com as datas de início das inscrições e dos cursos será apresentado na guia “Sobre o Curso” de cada programação. As vagas estão sujeitas à disponibilidade nos estados.