Saiba como fazer um curso da USP sem gastar nada; veja dicas
Os conteúdos são variados e, por ser online, os horários de estudo são flexíveis
A Universidade de São Paulo (USP) não apenas oferece cursos gratuitos presenciais. A instituição paulista disponibiliza, por meio de diversos portais na internet, aulas com seus professores e pesquisadores.
São vídeos, áudios, textos e apresentações. Os conteúdos são variados e, por ser online, os horários de estudo são flexíveis. Ao término de alguns cursos, é possível até obter certificado.
Há portais próprios da USP, como o e-Aulas e o Canal da USP no YouTube, e outros que abrigam conteúdos não só da universidade, mas de diversas instituições, como o Coursera.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
São quatro plataformas que disponibilizam conteúdo diversificado de aulas e cursos da USP: e-Aulas, Canal da USP, Univesp e Coursera. Confira como você pode ter acesso a elas:
e-Aulas
O portal é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela USP.
Por meio desse serviço, a universidade busca ampliar a disseminação pública do conhecimento, incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da USP.
O conteúdo de mais de 180 disciplinas está disponível para o público em geral. Basta que os interessados se inscrevam no site para participar. Alunos e funcionários da USP também podem acessar o material.
Canal USP no YouTube
A USP mantém um canal no YouTube com conteúdo diversificado e totalmente gratuito. São mais de 4 mil vídeos para quem quer acompanhar a produção científica, acadêmica e cultural da universidade.
Toda semana há novidade: desde reportagens, aulas, palestras com professores da USP, até concertos das três orquestras da instituição.
Há mais de 30 disciplinas de graduação e de pós-graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento. São aulas gravadas, ou seja, as mesmas assistidas pelos universitários, assim, o público pode se informar mesmo não sendo estudante da USP. Cálculo, Matemática Financeira, Astronomia e História do Brasil são exemplos de disciplinas disponíveis.
Por meio da playlist “Aulas USP | Ciências exatas, humanas e biológicas” você encontra essas e diversas outras videoaulas.
Univesp
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) possui professores e alunos da USP atuando como facilitadores, trabalhando com grupos de alunos da Univesp e desenvolvendo habilidades relacionadas à prática didático-pedagógica.
Os cursos são realizados em ambiente virtual: videoaulas, material didático, bibliografia das disciplinas e tira-dúvidas do conteúdo com tutores. Parte dos professores é da USP.
Há ainda 180 polos espalhados pelo Estado. São espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo e trabalhos orientados por tutores.
Além de cursos de graduação a distância, a Univesp possui um canal no YouTube onde disponibiliza parte dessas aulas.
Coursera
O Coursera é uma organização de tecnologia educacional que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos on-line gratuitos e acessíveis através de sua plataforma de ensino para qualquer pessoa.
Criada em 2012, pelas universidades norte-americanas de Standford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, a plataforma é parceira de 190 centros de ensino superior do mundo e 40 milhões de usuários.
Os cursos possuem três componentes principais: aulas em vídeo, avaliações e interações entre os estudantes, monitores e professores. Desde 2014, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP mantém parceria com o Coursera para o oferecimento de cursos.
Com informações do Jornal da USP