Saiba se você precisa de um professor particular e como encontrar

Estudantes que procuram melhorar o processo de aprendizado e que não se adaptam aos tradicionais métodos de ensino em grupo ou têm dificuldade de assimilação em sala de aula, têm nos professores particulares uma alternativa personalizada de estudo.

Muitas vezes, devido à pressão feita pela família, pelos professores ou até mesmo por amigos, o aluno se cobra tanto para se sair bem em uma disciplina que acaba criando bloqueios com a falta de resultados.

Essa situação costuma ser especialmente comum nas disciplinas de exatas, normalmente muito temidas pelos alunos. Nesses casos, o acompanhamento de um profissional é imprescindível, já que ele certamente contará com meios para que o aluno rompa barreiras e preconceitos, encarando a matéria como se fosse qualquer outra.

Método adotado pelo professor na sala de aula pode não ser o mais eficiente para determinados alunos
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Método adotado pelo professor na sala de aula pode não ser o mais eficiente para determinados alunos

Além disso, o método adotado pelo professor na sala de aula pode não ser o mais eficiente para determinados alunos, o que acaba afetando o rendimento como um todo. Afinal, quando não há a formação de uma boa base na escola, o aluno leva dúvidas para casa, dificilmente encontrando as soluções por conta própria.

Como contratar aulas particulares?

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), indicou alguns passos para escolher um professor particular que atenda as expectativas do estudante.

Peça a opinião e a indicação de amigos, que podem relatar as próprias experiências e nortear suas buscas. Aplicativos como o Apprise, que é gratuito, também podem ajudar a descobrir profissionais.

Escolha dois professores e, em seguida, agende uma aula de teste com cada um.

Verifique o valor cobrado por hora e quantas aulas precisará por semana, de forma a encaixar as aulas no seu orçamento;

Cheque se a disponibilidade de horários do profissional se encaixa à sua rotina;

Providencie um local de estudos propício à concentração, com mesas e cadeiras confortáveis e, se não tiver o espaço adequado em casa, cogite contratar um professor que disponha desse recurso;

Observe o material didático usado pelo professor e se ele pode acompanhar também o material adotado na escola.

  • Clique aqui e confira todas as dicas sobre como contratar professores particulares!