Saiba usar os 3 tipos de memória na hora de estudar para provas
O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), separou algumas dicas que ensinam técnicas simples (mas eficazes) para driblar a falta de memorização. Uma das indicações é usar as suas três memórias na hora de estudar. Você conhece cada uma delas?
Nosso cérebro trabalha, basicamente, com três tipos de memória: a visual, a auditiva e a sinestésica. O ideal é que um mesmo conteúdo de estudo seja abordado nessas três formas para facilitar o processo de memorização do estudante. Seguem alguns exemplos:
Memória visual: procure assimilar o conteúdo estudado com imagens — podem inclusive ser as imagens da própria matéria, mas o mais interessante mesmo é realizar correlações entre conteúdos e fatos alheios a ela.
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
Memória auditiva: ao reler textos, faça em voz alta, acionando esse tipo de memória, sendo que o mais recomendado é que essa prática seja realizada apenas a partir da segunda leitura do conteúdo.
Memória sinestésica: quando realizar a leitura em voz alta, o ideal é fazer movimentos com o corpo ou gesticular com as mãos, de forma que o cérebro acione o terceiro tipo de memória. Outra sugestão para memorizar é explicar o conteúdo para outras pessoas.
Confira o artigo na íntegra no blog Novos Alunos.
- Leia também: