Santander oferece 36 mil bolsas para formação em tecnologia

Com duração entre 8 e 16 semanas, cursos foram desenvolvidos para acelerar a qualificação e ampliar a empregabilidade dos participantes

10/02/2026 09:15

O Santander vai disponibilizar 36 mil bolsas de estudo para programas de capacitação ao longo de 2026. As oportunidades são voltadas a estudantes e profissionais que buscam se desenvolver nas áreas de tecnologia, inovação e inteligência artificial, com trilhas que combinam o fortalecimento de competências técnicas e comportamentais e especializações em gestão de produtos, análise de dados e IA aplicada.

Com duração entre 8 e 16 semanas, os cursos foram estruturados para acelerar a qualificação e aumentar a empregabilidade dos participantes. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Alura + FIAP Para Empresas.

Com duração entre 8 e 16 semanas, cursos foram desenvolvidos para acelerar a qualificação e ampliar a empregabilidade dos participantes
Com duração entre 8 e 16 semanas, cursos foram desenvolvidos para acelerar a qualificação e ampliar a empregabilidade dos participantes - MTStock Studio/iStock

Com certificação ao final, as formações incentivam o desenvolvimento de habilidades essenciais para a atuação em ambientes digitais, como comunicação assertiva, oratória, metodologias ágeis —a exemplo de Scrum e Kanban—, inovação aberta, marketing digital, empreendedorismo e análise de dados.

Na parte técnica, os conteúdos incluem ferramentas e temas como Excel, Power BI, SQL, Python, machine learning, governança de IA e técnicas avançadas de engenharia de prompts.

Habilidades comportamentais

Além das competências técnicas, as trilhas também fortalecem habilidades comportamentais consideradas críticas pelo mercado, incluindo pensamento sistêmico, liderança adaptativa, negociação assistida por IA e tomada de decisão orientada a dados.

A jornada é organizada em módulos semanais que combinam aulas gravadas, exercícios práticos, conteúdos teóricos e encontros ao vivo para aprofundamento dos temas. Entre os diferenciais, estão o uso de ferramentas como ChatGPT, Google AI Studio, Gemini, Maritaca AI, LangChain, Hugging Face e Copilot, além do desenvolvimento de projetos reais e portfólios orientados ao mercado.

O programa Santander Imersão Digital atende tanto profissionais que buscam se atualizar em meio à transformação digital quanto estudantes iniciantes em programação e especialistas que desejam avançar na criação de soluções com IA. Ao final, os participantes recebem certificado e acesso estendido à plataforma da Alura para continuidade dos estudos.

Cronograma das etapas de seleção

O programa inicia com uma trilha de nivelamento, com o objetivo de igualar os conhecimentos dos participantes e prepará-los para a próxima fase, que selecionará 35 mil participantes com base no desempenho em um teste teórico online. Na fase final, 350 classificados avançam para uma imersão na área de sua escolha.

Após concluírem o programa, os participantes continuam com acesso à plataforma da Alura por mais seis meses, podendo explorar mais de 2000 cursos disponíveis em diferentes áreas da tecnologia. Além disso, também passam a contar com o Talent Lab, espaço da FIAP dedicado a impulsionar o sucesso profissional por meio de experiências enriquecedoras, orientações psicopedagógicas e de carreira, além de conexões estratégicas com o mercado de trabalho.