Seduc do Pará abre vagas em cursos gratuitos de especialização
As inscrições podem ser feitas até 12 de setembro; confira pré-requisitos
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), em parceria com o Instituto Ânima, segue com inscrições abertas para cursos gratuitos até 12 de dezembro.
As vagas são para cursos de especialização em Educação Ambiental (faça sua inscrição aqui) e em Coordenação Pedagógica (clique aqui).
Todos os cursos têm o objetivo de fomentar a atualização profissional do corpo docente da rede estadual com foco em ações de meio ambiente e gestão, com nanocertificações de 30 horas.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Quem podem se inscrever nos cursos gratuitos?
As vagas são destinadas a todos os profissionais graduados da educação estadual, podendo optar entre Educação Ambiental e Coordenação Pedagógica com início das aulas em 2024.
Com carga horária de 380h, a pós-graduação nanocertificada conta com aulas semanais síncronas (interação em tempo real entre os participantes) e atividades assíncronas (sem necessidade de interação em tempo real).
A ação oferta um conjunto de materiais para suporte e aprofundamento dos conteúdos das aulas síncronas.
Os cursos estão divididos em três módulos:
- Módulo específico com 120h, em que o docente irá escolher a trilha específica que deseja seguir, entre Educação Ambiental ou Coordenação Pedagógica;
- Módulo comum com 120h focado em competências nucleares;
- Módulo eletivo com 140h em que os docentes terão a oportunidade de escolher disciplinas eletivas complementares.
Certificação
O Instituto Ânima é responsável pela criação do 1º curso de especialização nanocertificada do país. Esse é um conceito relacionado à educação e capacitação profissional altamente especializadas e focadas em competências específicas.
Diferentemente de programas de certificação tradicionais, as nanocertificações oferecem uma abordagem mais ágil e flexível, permitindo adquirir habilidades e conhecimentos relevantes para as necessidades do mercado de trabalho de forma rápida e eficiente.
Criado em 2005 para representar as estratégias de atuação social do ecossistema Ânima, o instituto tem por objetivo a produção científica a partir de metodologias autorais, implementadas por meio de programas formativos, para apoiar a formulação de políticas públicas da educação básica e do ensino superior.