Seminário ‘Áfricas no Brasil’ discute história, identidade, racismo e cultura no Sesc Belenzinho

Programação conta com mesas de debates que abordarão temas variados

06/03/2014 14:00 / Atualizado em 04/05/2020 14:21

O Sesc Belenzinho realizará, nos dias 22 e 23 de março, o seminário gratuito “Áfricas no Brasil”. A programação contará com mesas de debates que apresentarão expressões culturais com origem em diferentes países do continente africano e alguns de seus reflexos no Brasil. Entre os temas abordados estão artes visuais e a oralidade existente nas simbologias, nas mitologias e nas religiosidades.

A organização e a curadoria é de Vanessa Raquel Lambert de Souza, doutoranda em Artes Visuais na Unesp na área de História da Arte Negra.

Confira a programação completa:

O Brasil é considerado o segundo país mais negro do mundo fora do continente africano
O Brasil é considerado o segundo país mais negro do mundo fora do continente africano

Dia 22, sábado, das 10h30 às 13h30 – “Racismo, Identidade e Educação”
Com Ana Lucia Lopes, Jocélio Teles dos Santos, Marina de Mello e Souza e Petronilha Silva, com mediação de Stênio Soares. Participantes abordarão questões que discutem a diáspora negra e algumas de suas consequências na educação, a implantação do Museu Afro Brasil e a Lei 10,639, que tornou obrigatório o ensino das esculturas africanas e afro-brasileiras no ensino fundamental e no médio.

Dia 22, sábado, das 15h às 18h – “Espaços de resistência, memória e empoderamento”
Com Dennis de Oliveira, Margarida Maria Taddoni Petter, Renato Imbroisi, Maria Emília Kubruskly e Wagner Bornal, com mediação de Stênio Soares. Serão discutidas questões que servem de ponto de partida para a discussão de problemáticas relacionados à construção de uma representatividade negra no Brasil e suas implicações na formação de indivíduos, memória participação social.

Dia 23, domingo, das 10h30 às 13h30 – “Arte, tradição e Heranças”
Com Celso Lima, Dilma de Mello e Silva, Rosana Paulino e Sidney Amaral, com mediação de Renata Aparecida Felinto. A mesa trará falas de pesquisadores e artistas cujos trabalhos dialogam com conteúdos afro-brasileiros.

Dia 23, domingo, das 15h às 18h – “Poéticas, costumes e religiosidades”
Com Luciane Ramos da Silva, Makota Valdina, Raul Lody e Vagner Gonçalves,com mediação de Renata Aparecida Felinto. A mesa reúne profissionais de diferentes perfis que apresentam suas pesquisas e experiências acerca deste tema.

As vagas são limitadas. Mais informações no site do Sesc.