Senac-SP disponibiliza 11 mil vagas em cursos gratuitos
As inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em São Paulo (Senac-SP) abriu vagas em cursos gratuitos nas áreas de gastronomia e alimentação. Todos incluem materiais didáticos.
A oferta faz parte do Programa Senac de Gratuidade, que em 2024 completa 15 anos com mais de 1,5 milhão de pessoas beneficiadas.
São oportunidades para estudar cursos livres e técnicos como confeitaria, nutrição e dietética, panificação, auxiliar de garçom (Cumim), auxiliar de cozinha, por exemplo.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Além das bolsas nos cursos de gastronomia e alimentação, o Senac oferece ao todo mais de 130 mil vagas, entre todas as 63 unidades no estado de São Paulo.
Como se inscrever nos cursos gratuitos Senac-SP
Para concorrer a uma vaga dentro do Programa Senac de Gratuidade, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Comprovar renda familiar mensal de até dois salários-mínimos federais por pessoa.
- Fazer a inscrição 20 dias antes do início do curso escolhido, sempre a partir do meio-dia, pelo site do Programa Senac de Gratuidade (acesse aqui).
Vale ressaltar que as inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual.
Segundo pesquisas do Departamento Nacional do Senac, a taxa de empregabilidade supera os 70% entre estudantes e ex-estudantes com até um ano após a formatura.
Além disso, em 2023 a instituição bateu um recorde histórico, atingindo a marca de 93 milhões de horas/aula durante o ano.
Programa Senac de Gratuidade
O Programa Senac de Gratuidade disponibiliza mais de 100 de cursos livres e técnicos que abrangem os mais diversos campos e atividades econômicas, desde Gestão e Negócios à moda e beleza, passando por outras áreas como TI, comunicação, gastronomia e alimentação, saúde e bem-estar, além de estudos de idiomas.
Todo o material didático está incluso na política de gratuidade.
Também existem políticas de descontos, que vão de 20% a 50%, abrangendo outros níveis de ensino, como nédio técnico, superior, cursos de idiomas, entre outros.
Nestes casos, dependendo do título escolhido, os abatimentos são viabilizados para egressos de escolas públicas (concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos e ex-alunos da instituição e dependentes de quem trabalha em empresas contribuintes do Senac.
Existe um site específico com detalhes sobre esses descontos e condições de pagamento. Saiba mais aqui.