Senado abre consulta pública sobre programa ‘Escola Sem Partido’

O portal e-Cidadania, do Senado Federal, abriu uma consulta pública sobre o Programa Escola Sem Partido. Os cidadãos podem votar se são a favor ou contra o Projeto de Lei 193, de 2016, que está em tramitação. Também é possível opinar e enviar comentários sobre cada item previsto. Dê seu voto clicando aqui.

Na prática, o PL proíbe manifestações ideológicas e político-partidárias por parte de professores em sala de aula. Para educadores, o projeto se conecta a uma postura ideológica conservadora surgida no período pré-1964, antes da instauração da ditadura militar no Brasil.

Veja o que o professor Leandro Karnal, da Unicamp, pensa sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=2E1YAJMGe_c&feature=youtu.be

O autor da matéria é o senador Magno Malta (PR-ES), que justifica ser “fato notório que professores e autores de materiais didáticos vêm se utilizando de suas aulas e de suas obras para tentar obter a adesão dos estudantes à determinadas correntes políticas e ideológicas para fazer com que eles adotem padrões de julgamento e de conduta moral – especialmente moral sexual – incompatíveis com os que lhes são ensinados por seus pais ou responsáveis.”