Senai abre quase 5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
As aulas acontecem de manhã, à tarde ou à noite, de acordo com a disponibilidade de cada unidade
A Firjan SENAI abriu 4.935 vagas em cursos técnicos gratuitos de nível médio, distribuídos em 24 unidades no estado do Rio de Janeiro. As oportunidades contemplam diferentes áreas de formação e as inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet até 2 de janeiro.
O processo de inscrição será encerrado automaticamente caso o número de candidatos atinja o limite de vagas disponíveis.

As aulas começam em 9 de fevereiro com oportunidades em unidades como: na Região Metropolitana, em Vila Isabel, Laranjeiras, Maracanã, Tijuca, Benfica, Jacarepaguá, Santa Cruz, Niterói, São Gonçalo, Itaguaí, Nova Iguaçu e Caxias; e no interior do estado em Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença, Três Rios, Volta Redonda, Resende, Petrópolis, Friburgo, Itaperuna, Campos e Macaé. As aulas acontecem de manhã, à tarde ou à noite, de acordo com a disponibilidade de cada unidade.
Áreas dos cursos técnicos gratuitos
As áreas com oportunidades são: Automação e Mecatrônica, Eletroeletrônica, Automotiva, Metalmecânica – Mecânica, Comunicação Midiática, TI – Software, Logística, Gestão, Vestuário, Petróleo e Gás, Metalmecânica – Soldagem, TI – Hardware, Gráfica, Mídias Impressas e Digitais, Refrigeração e Climatização, Metalmecânica – Mecânica, Segurança do Trabalho, Construção Civil, Energias Renováveis, Química, Mecânica e Alimentos e Bebidas.
Todos os cursos, exceto Cervejaria, contam com 80% da carga horária realizada em aulas e atividades presenciais, e 20% autoestudo – ou seja, serão quatro dias da semana na unidade Firjan SENAI e um dia para o aluno desenvolver atividades individuais, indicadas pelo instrutor ou estudos realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O curso técnico de Cervejaria se diferencia pela modalidade de ensino híbrida: 80% on-line e ao vivo e 20% presenciais. Logo, é fundamental – para todos os cursos –que o candidato tenha acesso a um computador com conexão à internet.
Como é o processo seletivo?
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta seja de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração.
A prova de seleção será realizada no dia 17 de janeiro de 2026, das 10h às 12h, consistindo em questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e matrícula, e o resultado será divulgado na unidade Firjan SENAI onde o candidato realizou a prova.