Senai-ES abre 4 mil vagas para cursos gratuitos; veja como se inscrever

O programa é voltado para pessoas de baixa renda; saiba como se inscrever

16/02/2025 18:31

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial o Espírito Santo (Senai-ES) abriu 4 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional. São mais de 20 capacitações distribuídas em oito cidades do estado.

Os cursos podem ser feitos de forma presencial ou a distância, e estão distribuídos entre os municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Senai-ES (clique aqui). 

Senai-ES abre 4 mil vagas para cursos gratuitos; veja como se inscrever
Senai-ES abre 4 mil vagas para cursos gratuitos; veja como se inscrever - Divulgação/Senai-ES

O programa é voltado às pessoas de baixa renda. A situação de baixa renda do candidato inscrito no processo de matrícula será atestada mediante autodeclaração no ato da matrícula.

Cursos gratuitos do Senai-ES

Os alunos podem escolher cursos gratuitos entre mais de 20 áreas de atuação, incluindo assistente de logística, classificação de rochas ornamentais, controlador e programador da produção, eletricista veicular, instalação de sistemas fotovoltaicos, instalador hidráulico e mais. O início das aulas varia conforme a unidade e o curso escolhido.

A carga horária varia entre 8h e 240h, a depender do curso escolhido.

Alguns cursos já iniciam em fevereiro. Os interessados conseguem saber a data de início do curso na hora da inscrição.

Segundo o Senai-ES, as inscrições precisam ser feitas até quatro dias antes da aula do curso escolhido. O participante precisa ficar atento porque não existe uma data fixa para término das inscrições, elas acontecem o ano todo, dependendo do curso escolhido. 

Número de vagas por município 

  • Aracruz – 570 vagas
  • Cachoeiro – 550
  • Colatina – 558
  • Linhares – 550
  • São Mateus – 600
  • Serra – 765
  • Vila Velha – 590
  • Vitória – 270

O curso poderá ser adiado/cancelado caso não atinja o número mínimo de alunos para início das aulas, neste caso, a unidade de ensino entrará em contato para passar as informações.