Senai-RJ abre 7 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação
Candidato precisa ter acesso a um computador, já que parte dos cursos será realizada de forma remota
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), anuncia a abertura de mais de sete mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional.
Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro foram disponibilizadas 5.070 vagas, dividas por 13 unidades. São elas: Benfica, Maracanã, Laranjeiras, Tijuca, Vicente de Carvalho, Jacarepaguá, Vila Isabel, Santa Cruz, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí, Niterói, São Gonçalo.
Para se inscrever, os candidatos precisam acessar o site da Firjan Senai, escolher o curso desejado e, em seguida, digitar nome, CPF, e-mail e telefone celular (acesse aqui).
- Sinais de autismo em adultos que muitos ignoram
- Seu ombro pode sinalizar diabetes; entenda como
- 7 lugares escondidos de ecoturismo na capital paulista
- Caraíva: 5 atividades para tornar sua viagem inesquecível
Os cursos gratuitos oferecidos pelo Senai-RJ
Entre os mais de 60 cursos gratuitos oferecidos pelo Senai-RJ estão o de pizzaiolo, operador de câmera, eletricista de audiovisual, animador digital 2D, editor de vídeo, assistente de operações em logística, marceneiro e montador de móveis.
Em 2023, a instituição recebeu cerca de 474,3 mil alunos em unidades de todo o Brasil. O cursos com o maior número de matrícula foram os de eletricista, assistente administrativo, confeiteiro, assistente de recursos humanos, operador de computador, padeiro, costureiro e mecânico.
Os interessados nos cursos devem preencher os pré-requisitos específicos desejados, como idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal (R$ 2.118), comprovada por meio de uma autodeclaração.
De acordo com a Firjan SENAI, é fundamental que o candidato tenha acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma remota.