Senai-SP oferta 3 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação

As oportunidades fazem parte dos programas de aprendizagem industrial e cursos técnicos

05/11/2025 11:30

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) está com mais de 3.100 vagas gratuitas abertas para cursos gratuitos de formação profissional e nível técnico, distribuídas em 53 unidades pelo estado.

As oportunidades fazem parte dos programas de Aprendizagem Industrial e Cursos Técnicos, voltados para a capacitação de jovens e adultos que desejam atuar em diversas áreas da indústria.

Os cursos gratuito de qualificação profissional são destinados a jovens de 14 a 24 anos
Os cursos gratuito de qualificação profissional são destinados a jovens de 14 a 24 anos - Divulgação/Senai-SP

As inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional vão até 6 de novembro, enquanto os cursos técnicos recebem inscrições até 10 de novembro. As aulas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2026.

Distribuição das vagas nos cursos gratuitos do Senai-SP

As oportunidades estão disponíveis em unidades do Senai localizadas em diversas cidades paulistas, como Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, Osasco, Guarulhos, Santos, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, entre outras.

Na capital paulista, as vagas se concentram em escolas situadas nos bairros Aclimação, Barra Funda, Brás, Ipiranga, Mooca, Santo Amaro, Tatuapé, Vila Alpina, Vila Leopoldina e Vila Mariana.

Entre os cursos técnicos oferecidos pelo Senai-SP estão opções como Eletroeletrônica, Metalmecânica, Alimentos, Química, Gráfica, Manufatura Digital e Jogos Digitais.

Já os programas de Aprendizagem Industrial contemplam áreas como Eletroeletrônica, Metalmecânica, Têxtil, Química, Gráfica, entre outras.

Formações para quem quer entrar na indústria

Os cursos gratuito de qualificação profissional são destinados a jovens de 14 a 24 anos que já concluíram o Ensino Fundamental e buscam ingressar no mercado de trabalho. Com foco em ocupações industriais específicas, essas formações têm caráter mais prático e carga horária entre 800 e 1.600 horas.

Já os cursos gratuitos técnicos oferecem uma formação mais completa, combinando teoria e prática ao longo de até dois anos. Eles são voltados para quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio, sem limite de idade.

O processo seletivo para ambos os programas é feito por meio de uma prova digital com 60 questões de múltipla escolha, aplicada diretamente na unidade onde o candidato se inscreveu.