Senai tem mais de 3,5 mil vagas abertas em cursos gratuitos
São vagas em cursos gratuitos em diversos estados; confira a lista
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com mais de 3 mil vagas abertas em cursos gratuitos profissionalizantes, presenciais e à distância, espalhados pelo país.
Além disso, a plataforma Futuro.Digital oferece descontos de até 80% em quase 300 cursos pagos para estudar à distância em diversas áreas durante o mês de novembro.
Os cursos do Senai na modalidade a distância (EaD) são Autoinstrucionais podem ser acessados pelo celular, tablet, notebook ou computador.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Os alunos contam com e-books, videoaulas e um ambiente totalmente interativo. Também é oferecido suporte técnico para tirar dúvidas quanto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Durante o curso, são oferecidas atividades de fixação, com o conteúdo ensinado, além de atividades de passagem e atividades avaliativas.
Ao final do curso, são emitidos (gratuitamente) certificados de conclusão com a carga horária cursada.
Confira os cursos gratuitos do Senai em cada estado
Paraná
O Senai-PR tem 2.619 vagas abertas em cursos de Aperfeiçoamento/Especialização Profissional, Aprendizagem Industrial Básica e Qualificação Profissional em áreas como Alimentos e bebidas; Automação e Mecatrônica; Automotiva; Construção Civil – Edificações; Construção Civil – Instalações; Eletroeletrônica; Energia GTD; Gestão; Madeira e mobiliário; Metalmecânica – Fabricação Mecânica; Metalmecânica – Mecânica; Metalmecânica – Soldagem; Química; Refrigeração e climatização; Segurança do trabalho; TI – Software; e Vestuário.
Do total de vagas, 2.554 são para estudar presencialmente e 65 são para cursos EaD. Acesse aqui.
Rio de Janeiro
O Senai-RJ está com inscrições abertas para cursos nas áreas de Alimentos e Bebidas, Automação e Mecatrônica, Automotiva, Construção Civil – Edificações, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão, Logística, Metalmecânica – Mecânica, Metalmecânica – Metalurgia, Metalmecânica – Soldagem, Petróleo e Gás, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Ti – Software e Vestuário em todo o estado.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 0231 231 ou pelo site (acesse aqui), onde já é possível fazer a reserva de vagas.
Espírito Santo
O Senai-ES está com vagas abertas para cursos gratuitos e à distância. Com carga horária entre 8h e 20h, os cursos são ideais para quem quer aprimorar seus conhecimentos e se preparar para entrar no mercado de trabalho.
As oportunidades são para as áreas de Automotiva, Construção Civil, Energia, Gestão, Informática, Logística, Meio Ambiente, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação, com destaque para três cursos novos: Organização, Qualidade e Segurança em Ambientes de Trabalho, Alimentos Funcionais e Noções de Informática Básica.
As inscrições podem ser feitas pelo site (acesse aqui). O único requisito é ter mais de 14 anos.
Tocantins
O Senai-TO está com mais de 1,4 mil vagas abertas em cursos como Manutenção Automotiva, Eletromecânica, Logística e Desenvolvimento de Sistemas. Do total de oportunidades, 780 são destinadas a bolsas de estudo e quem se matricular até 10 de dezembro garante isenção da taxa e primeira mensalidade só a partir de fevereiro.
As vagas estão espalhadas pelos municípios de Araguaína, Xambioá, Palmas, Taquaralto, Paraíso do Tocantins, Gurupi. Para se matricular é necessário que o candidato tenha concluído ou vá concluir o Ensino Médio em 2024.
Os interessados devem se matricular online pelo site ou presencialmente no Senai do seu município.
Sergipe
O Senai-SE vai abrir 150 vagas a partir de 20 de novembro, sendo 90 em três cursos 100% presenciais, no período noturno, e 60 vagas para dois cursos com até 60% de carga horária EAD (Educação a Distância).
A vantagem é que o aluno vai assistir essas aulas pela internet, no momento em que preferir, e cumprir os outros 40% da carga horária obrigatória em aulas presenciais.
As oportunidades são para os cursos de automação industrial, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica e rede de computadores. Para mais informações acesse o site.