Senai tem mais de 3,5 mil vagas abertas em cursos gratuitos

São vagas em cursos gratuitos em diversos estados; confira a lista

17/11/2023 14:00

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com mais de 3 mil vagas abertas em cursos gratuitos profissionalizantes, presenciais e à distância, espalhados pelo país.

Além disso, a plataforma Futuro.Digital oferece descontos de até 80% em quase 300 cursos pagos para estudar à distância em diversas áreas durante o mês de novembro.

Os cursos do Senai na modalidade a distância (EaD) são Autoinstrucionais podem ser acessados pelo celular, tablet, notebook ou computador.

Senai tem mais de 3,5 mil vagas abertas em cursos gratuitos
Senai tem mais de 3,5 mil vagas abertas em cursos gratuitos - Divulgação

Os alunos contam com e-books, videoaulas e um ambiente totalmente interativo. Também é oferecido suporte técnico para tirar dúvidas quanto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Durante o curso, são oferecidas atividades de fixação, com o conteúdo ensinado, além de atividades de passagem e atividades avaliativas.

Ao final do curso, são emitidos (gratuitamente) certificados de conclusão com a carga horária cursada.

Confira os cursos gratuitos do Senai em cada estado

Paraná

O Senai-PR tem 2.619 vagas abertas em cursos de Aperfeiçoamento/Especialização Profissional, Aprendizagem Industrial Básica e Qualificação Profissional em áreas como Alimentos e bebidas; Automação e Mecatrônica; Automotiva; Construção Civil – Edificações; Construção Civil – Instalações; Eletroeletrônica; Energia GTD; Gestão; Madeira e mobiliário; Metalmecânica – Fabricação Mecânica; Metalmecânica – Mecânica; Metalmecânica – Soldagem; Química; Refrigeração e climatização; Segurança do trabalho; TI – Software; e Vestuário.

Do total de vagas, 2.554 são para estudar presencialmente e 65 são para cursos EaD. Acesse aqui.

Rio de Janeiro

O Senai-RJ está com inscrições abertas para cursos nas áreas de Alimentos e Bebidas, Automação e Mecatrônica, Automotiva, Construção Civil – Edificações, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão, Logística, Metalmecânica – Mecânica, Metalmecânica – Metalurgia, Metalmecânica – Soldagem, Petróleo e Gás, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Ti – Software e Vestuário em todo o estado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 0231 231 ou pelo site (acesse aqui), onde já é possível fazer a reserva de vagas.

Espírito Santo

O Senai-ES está com vagas abertas para cursos gratuitos e à distância. Com carga horária entre 8h e 20h, os cursos são ideais para quem quer aprimorar seus conhecimentos e se preparar para entrar no mercado de trabalho.

As oportunidades são para as áreas de Automotiva, Construção Civil, Energia, Gestão, Informática, Logística, Meio Ambiente, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação, com destaque para três cursos novos: Organização, Qualidade e Segurança em Ambientes de Trabalho, Alimentos Funcionais e Noções de Informática Básica.

As inscrições podem ser feitas pelo site (acesse aqui). O único requisito é ter mais de 14 anos.

Tocantins

O Senai-TO está com mais de 1,4 mil vagas abertas em cursos como Manutenção Automotiva, Eletromecânica, Logística e Desenvolvimento de Sistemas. Do total de oportunidades, 780 são destinadas a bolsas de estudo e quem se matricular até 10 de dezembro garante isenção da taxa e primeira mensalidade só a partir de fevereiro.

As vagas estão espalhadas pelos municípios de Araguaína, Xambioá, Palmas, Taquaralto, Paraíso do Tocantins, Gurupi. Para se matricular é necessário que o candidato tenha concluído ou vá concluir o Ensino Médio em 2024.

Os interessados devem se matricular online pelo site ou presencialmente no Senai do seu município.

Sergipe

O Senai-SE vai abrir 150 vagas a partir de 20 de novembro, sendo 90 em três cursos 100% presenciais, no período noturno, e 60 vagas para dois cursos com até 60% de carga horária EAD (Educação a Distância).

A vantagem é que o aluno vai assistir essas aulas pela internet, no momento em que preferir, e cumprir os outros 40% da carga horária obrigatória em aulas presenciais.

As oportunidades são para os cursos de automação industrial, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica e rede de computadores. Para mais informações acesse o site.