Séries documentais da Netflix aumentam o repertório para o Enem
Além da diversão, serviço de streaming é útil para quem terá que enfrentar exames e concursos
Na hora de escrever uma redação ou de responder a perguntas dissertativas, todo o conhecimento é favorável na produção de um texto interessante e com embasamento. A Netflix reúne diversos documentários com conteúdo relevante, principalmente para quem se prepara para Enem e vestibulares.
Em um ano que muitos estudantes tiveram que se adaptar a aulas remotas e a novos recursos digitais, a rotina pode ser acompanhada de uma pausa produtiva. Além de esfriar a cabeça, as séries documentais apresentam assuntos que podem ser abordados nos próximos exames. Os recursos hídricos, por exemplo, vira e mexe surge em alguma questão.
Produzido pela UCLA (University of California, Los Angeles) em parceria com a Swarovski, “Escola d’Água” é um documentário que segue seis jovens no programa de educação ambiental Waterschool. Todos eles vivem próximos a alguns dos rios mais importantes do mundo.
- Câncer de fígado: uma bebida comum pode aumentar em 85% o risco
- O que você precisa saber sobre a fruta mais popular do mundo?
- Conheças as bibliotecas mais incríveis do mundo; uma delas fica no Brasil
- Como identificar os sinais de autismo em crianças desde os primeiros anos
“Oceanos de Plástico” apresenta os impactos da poluição ambiental ao investigar dejetos que “navegam” pelo mundo. Com tema semelhante, “Mission Blue” acompanha a oceanógrafa Sylvia Earle, que mostra várias ameaças a mares e oceanos, como resíduos tóxicos a pesca predatória.
Da série “Explicando…”, “A Crise Global da Água” trata do ponto crítico em que o nosso recurso mais valioso se encontra neste século. “Explicando…” tem duas temporadas e episódios de aproximadamente 20 minutos, sempre ligada a temas atuais e variados, como criptomoedas, diferença de riqueza entre brancos e negros e K-pop.
A prova de sua atualidade é “Explicando… O Coronavírus”, que, dividido em três partes, investiga a pandemia causada pela covid-19. O estresse, o medo, a ansiedade e a insônia –subprodutos da doença e do isolamento social– também são abordados. “Pandemia”, produzida antes do novo coronavírus, retrata quem está na linha de frente do combate à epidemia global.
O negacionismo não se restringe a pesquisas medicas ou a registros históricos: há os que negam o formato do nosso planeta consagrado pela ciência. “A Terra É Plana” reúne o relato de pessoas que defendem uma visão de mundo que parecia ter ficado no passado. Seja qual for a sua ideia sobre o assunto, é interessante saber o que dizem os teóricos divergentes.