Sesc Consolação terá palestras, oficinas e cursos de fotografia em janeiro

Clic Clube terá extensa programação gratuita

17/12/2013 09:40 / Atualizado em 07/05/2020 10:22

Haverá ainda passeios fotográficos e exposição
Haverá ainda passeios fotográficos e exposição

O Sesc Consolação realizará uma extensa programação de cursos, palestras e outras atividades ligadas à fotografia para 2014. Com o nome de “Clic Clube”, o programa abordará retratos, fotografia artesanal, fotografia de teatro, entre outros temas.

Confira a programação completa:

Palestras

Para participar, é necessário entregar uma foto de autoria própria, impressa em papel fotográfico, do tamanho aproximado de 20×30 cm para cada uma das palestras.

Miksang – Fotografia Contemplativa

Dia 11 de janeiro, das 11h às 14h
Local: Sala Ômega (8º andar)
Número de vagas: 50
Recomendação etária 16 anos
Catraca Livre – Inscrições no local com meia hora de antecedência

“Miksang (termo tibetano que significa “O bom olho”), ou Fotografia Contemplativa, é uma prática fotográfica ligada à meditação que visa trazer a visão do praticante para o presente, abrindo seus olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano. Antes de uma técnica fotográfica, é também uma forma de ver o mundo e de viver. O fotógrafo Yuri Bittar apresenta ao público um pouco desta filosofia no ato fotográfico, apresentando seus efeitos em sua produção pessoal”.

O tratamento da imagem e a importância de uma boa impressão

Dia 18 de janeiro, das 11h às 14h
Local: Sala Ômega (8º andar)
Número de vagas: 50
Recomendação etária 16 anos
Catraca Livre – Inscrições no local com meia hora de antecedência.

“A fotografia contemporânea exige como pré-requisito o conhecimento técnico de procedimentos digitais e saber transferir a imagem para o papel com fidelidade de cores e resultados de qualidade é hoje fundamental. Clício Barroso mostra de forma simples e lógica os caminhos da imagem por todos os dispositivos, explica suas limitações e demonstra que a cor pode sim se manter visualmente inalterada desde a captura até a impressão. Desmistificando o gerenciamento de cores e a conversão de cor para P&B, e preparando fotografias para impressão fine art, Clício se beneficia dos perfis ICC e das suas interações para extrair o que há de mais profundamente rico nas altas e baixas luzes das imagens digitais.”

Manoel Marques – Trajetória e trabalhos na reportagem fotográfica

Dia 25 de janeiro, das 11h às 14h
Local: Sala Ômega (8º andar)
Recomendação etária: 16 anos
Número de vagas: 50
Catraca Livre – Inscrições no local com meia hora de antecedência, podendo ser estendida até meia hora após o início da atividade.

“Manoel Marques apresentará ao público relatos de suas viagens fotográficas, como a acontecida à cidade de Anajás/PA, onde grande parte da população vive em situação de risco e com grande número de amputados devido à malária, e o período no qual passou 12 dias dentro de um carro para conseguir o registro de um terrorista. Conheça mais sobre a infraestrutura necessária para a realização de reportagens fotográficas em locais e situações de difícil acesso, sem perder o olhar sensível e artístico por trás de cada imagem.”

Atividades

Percurso Silencioso pelo Projeto Giganto no Minhocão

Dias 13 e 16 de janeiro, das 16h às 17h30
Recomendação etária: 16 anos
Número de vagas: 20
Catraca Livre – Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 3 de janeiro
Com Rosi Ludwig e Flavia Paiva

“Alguns disparadores poéticos e perguntas apresentadas por educadores/performers convidam o público a realizar uma caminhada pela exposição de Raquel Brust. Há apenas duas condições para participar dessa experiência: o percurso deve ser feito em silêncio e nenhuma pergunta deve ser respondida. Ao final, cada participante decide entre continuar, encerrar ou produzir uma resposta “visual” para o que foi vivido.”

O exagero de mim ainda sou eu

Dias 14 e 17 de janeiro, das 16h30 às 18h
Recomendação etária: 18 anos
Número de vagas: 20
Local: Ginásio Vermelho (2º andar)
Catraca Livre – Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 3 de janeiro
Com Jucelia Bernardo e Felipe Ruído

“O trabalho do fotógrafo Alberto García Alix e suas diferentes possibilidades de interpretação conduzem a uma conversa sobre identidade. Até que ponto os modos de se vestir e de posar para um retrato expressam a identidade de uma pessoa ou constroem um “personagem” de si mesmo? Os participantes são convidados a se deixarem fotografar interagindo com roupas, acessórios e elementos semelhantes aos presentes na série fotográfica.”

Provocar ou não esconder?

Com Jucelia Bernardo e Felipe Ruído

Dias 10 e 15 de janeiro, às 16h30
Recomendação etária: 18 anos
Número de vagas: 20
Local: Ginásio Vermelho – 2º andar
Catraca Livre – Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 3 de janeiro

“Visita mediada à exposição de Alberto García-Alix e a observação de elementos recorrentes no seu trabalho. Histórias pessoais, conceitos de autorretrato e representação vão guiar cada participante na produção de uma imagem de si mesmo: “O que conteria uma foto que pudesse representar a minha vida?”.”

Saídas fotográficas photoespaña.br

Temas das saídas fotográficas:

Poesias (A)Temporais (Representacionais e Alberto García Alix) – Dia 11 de janeiro

Fotografia andante (a ser realizada na praça Buenos Aires na exposição do Bernard Plossu) – Dia 23 de janeiro

Autorretrato expandido (Alberto García Alix, Luiz González Palma, Graciela de Oliveira e Representaciones) – Dia 21 de janeiro

Das 14h30 às 17h30
Recomendação etária: 16 anos
Número de vagas: 20
Saída: em frente à exposição PHotoEspaña.br no andar térreo
Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 2/1.

[tab:END]

Mais informações no site do Sesc.