Sesc-RJ abre vagas para curso técnico gratuito em teatro

Curso tem duração de quatro semestres letivos e garante acesso ao registro profissional

19/03/2025 13:29

A Escola Sesc de Artes Dramáticas, que faz parte do Polo Educacional Sesc no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para curso técnico gratuito em teatro. São oferecidas 50 vagas.

O curso técnico gratuito garante habilitação profissional técnica em teatro e tem duração de quatro semestres letivos.

Curso técnico gratuito tem duração de quatro semestres letivos e garante acesso ao registro profissional
Curso técnico gratuito tem duração de quatro semestres letivos e garante acesso ao registro profissional - Divulgação/Sesc-RJ

As aulas ocorrerem presencialmente no período da noite em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas entre os dias 19 de março a 2 de abril de 2025 em www.poloeducacionalsesc.com.br.

A Escola Sesc de Artes Dramáticas oferece estrutura, equipamentos e um teatro de 600 lugares, onde ocorrem as aulas práticas. O currículo incentiva o aprofundamento na produção teatral na América Latina, a descoberta cênica e os fundamentos de outras áreas criativas dentro dessa arte.

Ao final do curso, os formandos recebem um certificado, que é resultado da parceria entre Sesc e Senac para ampliar a valorização do setor cultural e da economia criativa. Também terão acesso gratuito ao registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), incluindo as renovações anuais.

Quem pode se candidatar no curso técnico gratuito em teatro

Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo. O processo seletivo ocorre em três etapas classificatórias.

Na primeira, o candidato deve apresentar um Memorial descrevendo sua trajetória pessoal e mostrando como ela se liga com a proposta da Escola Sesc de Artes Dramáticas.

Na segunda etapa, é feito um Teste de Habilidade Específica e, por fim, uma entrevista para avaliação de conhecimentos em artes cênicas e aspectos comportamentais, como autonomia, disponibilidade e comprometimento.

Os aprovados serão classificados para duas turmas diferentes com 25 alunos cada. A primeira inicia as atividades no segundo semestre de 2025 e, a segunda, no começo de 2026. As aulas ocorrem das 18h40 às 22h e o curso tem a carga horária de 1.000 horas.