Sesi-SP abre 6.000 vagas em cursos gratuitos na capital

As inscrições vão até 24 de janeiro, e as aulas começam em fevereiro

10/01/2025 12:31

O Serviço Social da Indústria em São Paulo (Sesi-SP) oferece 6.000 vagas em dois cursos gratuitos para quem busca concluir a Educação Básica e não teve a oportunidade de finalizá-la.

As vagas são para cursos gratuitos da Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante. As aulas ocorrem nos polos dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista.

As inscrições vão até 24 de janeiro, e as aulas começam em fevereiro
As inscrições vão até 24 de janeiro, e as aulas começam em fevereiro - Marcelo Pereira / SECOM

Ambos os cursos gratuitos são voltados para jovens e adultos a partir de 18 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio na idade apropriada.

Aulas dos cursos gratuitos do Sesi-SP

As aulas são oferecidas 80% no formato à distância em plataforma virtual que pode ser acessada 24h por dia, e 20% em encontros presenciais.

Na modalidade profissionalizante é possível escolher cursos de qualificação profissional, entre eles: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de Controle de Qualidade, Controlador e Programador de produção, Costureiro sob medida, Desenhista de Moda, Inspetor de Qualidade e Operador de Computador. 

A modalidade de ensino médio tem duração de 1.200 horas e os cursos de qualificação tem o total de 240 horas. No EJA profissionalizante a metodologia e as matrizes são integradas.

Como se inscrever

As inscrições são realizadas online (acesse aqui) até até 24 de janeiro de 2025. Para se inscrever é necessário anexar cópias digitais do RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar. 

As aulas começarão em fevereiro em 20 CEUs, de acordo com o número de matriculados. Essa oferta é fruto da parceria estabelecida entre as duas instituições, que consolidam o compromisso com a responsabilidade social, oportunizando educação de qualidade para todos que querem concluir sua formação geral básica e, com isso, ampliar as oportunidades profissionais do mercado. 

Cada polo vai ofertar cerca de 300 vagas, totalizando 6.000 estudantes beneficiados. Os polos estão localizados nos CEUs: Água Azul, Alto Alegre, Alvarenga, Aricanduva, Caminho do Mar, Campo Limpo, Capão Redondo, Casa Blanca, Cidade Dutra, Feitiço da Vila, Guarapiranga, Navegantes, Paraisópolis, Parelheiros, São Mateus, Três Lagos, Três Pontes, Vila Rubi, Tiquatira e Sapopemba.