Candidatos ao Sisu têm até terça para participar da lista de espera

Candidatos têm até terça-feira para participar da lista de espera do Sisu

Estudantes que não foram selecionados na chamada regular do do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm a chance de ingressar nas instituições de ensino através da lista de espera do segundo semestre de 2023. Prazo para manifestar interesse encerra na próxima terça-feira, 4.

O SisuTec, uma espécie de irmão do Sisu das universidades federais, vai centralizar as vagas de ensino profissionalizante para quem já terminou o ensino médio

O prazo para a inscrição nessa etapa teve início no último dia 27 e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A partir do dia 10 de julho, as próprias instituições de ensino convocarão os candidatos que estiverem na lista de espera para efetuarem suas matrículas.

O gerenciamento e as convocações dos candidatos na lista de espera são de responsabilidade de cada instituição de ensino, conforme sua programação e normas estabelecidas.

As informações essenciais para esse procedimento devem ser disponibilizadas nos editais das instituições de educação superior e em seus respectivos sites, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, o dia 4 de julho também representa o prazo final para que os estudantes selecionados na chamada regular realizem suas matrículas nas instituições de ensino para as quais foram aceitos.

As informações essenciais para esse procedimento devem ser disponibilizadas nos editais das instituições de educação superior
Créditos: Divulgação/MEC
As informações essenciais para esse procedimento devem ser disponibilizadas nos editais das instituições de educação superior

O período de matrícula iniciou em 29 de junho e requer que os candidatos consultem os dias, horários e locais de atendimento estipulados por cada instituição, disponíveis nos editais específicos.

A segunda edição de 2023 do Sisu registrou um total de 305.797 inscritos, conforme divulgado pelo MEC por meio do portal do Sisu. Com a possibilidade de ingressar na lista de espera, os candidatos têm uma nova chance de conquistar uma vaga no ensino superior.