SP abre mais de 20 mil vagas para cursos gratuitos; veja como participar
As inscrições para os cursos gratuitos seguem abertas até domingo, 12
As 10 unidades das Fábricas de Cultura de São Paulo estão com inscrições abertas para mais de 800 cursos gratuitos, com mais de 20 mil vagas para o primeiro semestre de 2025.
As inscrições para os cursos gratuitos seguem abertas até domingo, 12, e a documentação necessária varia de acordo com cada unidade.
As aulas ocorrem nos períodos da manhã, tarde e noite e tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana.
- 3 aventuras nos Lençóis Maranhenses que valem cada segundo
- Uber lança ônibus fretado entre Guarulhos e SP; veja rotas
- Por que arrumar a cama ao acordar pode não ser tão saudável quanto parece?
- Como identificar e repor a falta de vitamina C no organismo
Os cursos gratuitos podem ser feitos por pessoas de diversas faixas etárias, dependendo da capacitação escolhida.
Cursos gratuitos das Fábricas de Cultura
Confira abaixo alguns dos destaques da programação, separados por região:
Zona Leste
Para quem gosta do universo dos Games, em Cidade Tiradentes é possível aprender a criar o seu próprio jogo, desde a criação do roteiro, modelagem 3D e programação até a trilha sonora.
Além disso, no curso de Graffiti, o aprendiz poderá aprender técnicas de desenho, pintura em murais e telas, stencil, desenvolver seu traço artístico próprio e customizar objetos.
Para aqueles que sonham em se tornar músicos, a unidade de Sapopemba oferece cursos de instrumentos de sopros, percussão, cordas e violão. Além dos cursos de instrumentos, é possível aprender todas as etapas de produção de uma música no curso de Produção Musical.
Em Itaim Paulista, há cursos disponíveis de Balé Afro e Capoeira. Já em Vila Curuçá, o curso de Moda não apenas desenvolve o lado artístico dos aprendizes, mas também os capacita a explorar seu potencial empreendedor, possibilitando a criação de peças únicas e estimulando a produção local.
Por fim, no Parque Belém é possível produzir um curta-metragem no curso de Cinema, aprender acrobacias no curso de Circo ou deixar a criatividade aflorar e colocar a mão na massa no Laboratório de Criação Maker.
Zona Norte
Na Fábrica de Cultura Brasilândia, o aluno poderá aprender sobre as ferramentas que permitem ao DJ produzir as próprias músicas e trilhas sonoras; além de captar e editar imagens produzidas por drone.
Já os jovens que vivem na região do Jaçanã podem iniciar na percussão com foco em bateria, ou mergulhar nas Danças urbanas a partir do Hip Hop.
E a dança segue em destaque na Vila Nova Cachoeirinha com uma novidade para o 1º semestre: um curso focado no estilo K-pop, atrelado ao TikTok e ao breaking; outra opção na unidade é o curso de Ilustração digital, priorizando o ensino das ferramentas e construção das primeiras imagens e desenhos.
Zona Sul
O público da zona sul tem diversas opções na Fábrica de Cultura Capão Redondo, dentre elas: aprender a tocar variados instrumentos de sopros, como saxofone, trompete, trombone, flauta transversal e flauta doce, de forma coletiva.
Outra opção é um curso de Improvisação e humor para quem quiser desenvolver técnicas do teatro esporte, improvisação cômica, criação de narrativas improvisadas, números de humor individuais e coletivos.
Já na Fábrica de Cultura Jardim São Luís é possível aprender as etapas iniciais de modelagem de roupas utilizando a máquina de costura; ou participar do Projeto Espetáculo com foco nas linguagens de dança contemporânea e música. Esse curso permite aos participantes explorarem todas as etapas de produção de um espetáculo que combina dança com experimentação sonora e a criação de trilhas musicais originais.
Como se inscrever nos cursos gratuitos
O processo de inscrição em cada unidade é diferente: nas unidades da zona norte e sul de São Paulo, os interessados precisam se inscrever presencialmente na recepção, levando RG e comprovante de residência.
Já nas unidades da zona leste, os interessados realizam primeiro uma pré-inscrição on-line (neste site) até o dia 12 de janeiro. Após esse período, os selecionados são convocados para efetuar a matrícula na unidade apresentando a documentação necessária (RG e comprovante de endereço).
No caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação. Estudantes só podem se inscrever nos cursos em contraturno escolar.
As aulas começam a partir do dia 4 de fevereiro, terça-feira. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelas unidades. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das turmas.
Confira mais detalhes e a lista completa de cursos no site do programa Fábricas de Cultura, selecionando a unidade de interesse.