SP abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas; confira

Todas as aulas dos cursos de idiomas são presenciais e gratuitas

31/05/2024 07:31

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria da Educação (CELs) do estado de São Paulo (Seduc-SP) estão com inscrições abertas para os cursos gratuitos de idiomas que começam no 2º semestre deste ano.

São oferecidos cursos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, mandarim, além de aulas de português para estrangeiros e Libras. Os CELs têm 200 unidades espalhadas por todo estado de São Paulo. Clique aqui para encontrar a unidade mais próxima,

Cursos gratuitos de idiomas: Espanhol
Cursos gratuitos de idiomas: Espanhol - Olya/Pexels

Vale lembrar que as aulas são gratuitas e voltadas para alunos do ensino fundamental, médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conteúdo dos cursos gratuitos

Os cursos gratuitos dos CELs têm foco na gramática e conversação, com o intuito de desenvolver métodos mais fáceis de se relacionar com o idioma. O rendimento dos estudantes, desse modo, é avaliado em provas escritas e orais em sala.

As aulas de inglês e de mandarim são ofertadas exclusivamente para alunos do ensino médio e têm três anos de duração.

Os demais cursos têm módulos semestrais e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do ensino fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

As aulas de Libras são abertas também para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e têm três semestres de duração.

As aulas de português para estrangeiros estão disponíveis para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e são ministradas por um ano e meio.

Como se inscrever nos cursos de idiomas

As inscrições podem ser feitas diretamente nas secretarias das escolas participantes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. São necessários documentos como certidão de nascimento, RG, carteira de vacinação, comprovante de endereço e uma foto 3×4.

Cada unidade define a formação de turmas e fique responsável por divulgar o resultado das inscrições, além dos dias e horários de aulas.

Os alunos que finalizam todos os módulos dos cursos recebem certificado de conclusão. O desempenho acadêmico e a carga horária dos cursos ficam registrados no histórico escolar.