Startup oferece curso gratuito de capacitação para autistas
Com certificado, curso oferece suporte contínuo e preparação para o mercado de trabalho inclusivo e diverso
A startup de educação inclusiva Adapte está com inscrições abertas para a terceira edição do Programa de Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas (CooTEA), que oferece curso gratuito de capacitação e inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho, especialmente em áreas de alta demanda, como Dados e Inteligência Artificial.
O programa é gratuito, imersivo e prático e as inscrições acontecem de forma online, até o dia 30 de agosto (acesse aqui).
Realizado para desenvolver os participantes com portfólio online, certificado, relacionamento com profissionais, suporte contínuo e preparação para o mercado de trabalho inclusivo e diverso.
- Estes são os sintomas mais comuns de autismo em adultos; saiba como identificá-los
- Hungria oferece centenas de bolsas de estudo para graduação e pós; saiba como se inscrever
- Câncer de intestino: sintomas e prevenção para reduzir os riscos
- País das especiarias e rio sagrado: 6 curiosidades sobre a Índia; a terceira vai te surpreender
Como se inscrever no curso gratuito
Para participar do processo seletivo, os interessados devem ser autistas e ter conhecimento básico em informática e matemática. Na página de inscrição, serão solicitados dados como nome completo, e-mail, celular, endereço, data de nascimento e CPF.
Também é preciso confirmar a posse de laudo médico de pessoa do Espectro Autista (TEA) e o acesso a um computador com internet. A formação terá duração de 4 meses.
O CooTEA é uma iniciativa de impacto social que capacita pessoas autistas para o mercado de trabalho por meio de treinamentos adaptados e supervisão especializada. Ele desenvolve habilidades técnicas e sociais, preparando os participantes para carreiras que aproveitam suas competências únicas.
Desde sua criação, o CooTEA já capacitou cerca de 100 autistas, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e diversificada.
Além de formar os autistas, o programa apoia as empresas parceiras na criação de um ambiente de trabalho inclusivo. A Adapte analisa as vagas disponíveis e as cruza com o perfil dos alunos, garantindo um processo de contratação mais assertivo e elevando o grau de ESG das organizações.
Conteúdo das aulas
A terceira edição do CooTEA terá início no dia 10 de setembro e oferecerá aos participantes, dez horas de estudo autoguiado por semana, uma hora de encontro ao vivo online semanalmente, três palestras sobre habilidades comportamentais, um workshop de LinkedIn, um desafio prático e duas semanas de reforço para consolidar o aprendizado.
Além disso, os alunos terão acompanhamento por meio do aplicativo Discord e um fórum dedicado, formando uma turma de 45 jovens autistas. A capacitação terá duração de 4 meses.
Os alunos vão adquirir conhecimentos sobre Excel, software de planilhas utilizado para organizar e analisar dados; Power BI, ferramenta de análise que permite a criação de dashboards interativos; IA Generativa, inteligência artificial que cria novos conteúdos, como texto e imagens; PowerPoint, usado para criar apresentações de slides; storytelling com dados, que envolve contar histórias usando dados para facilitar o entendimento; e RPA, que automatiza tarefas repetitivas por meio de robôs de software.
Também será possível aprender sobre desenvolvimento de Low/No Code, como aplicativos ou automação de processos.
Esta edição do CooTEA conta com o apoio das organizações Alura, Fundação 1Bi, iFood, Poli-USP, Associação Nacional de Administração (Ana) e Midiaria.