9 TED Talks sobre educação das crianças que você precisa assistir
Do desenvolvimento criativo à superação de desafios infantis, palestras curtas oferecem insights inspiradores para pais e educadores
Os TED Talks compartilham ideias inovadoras em eventos e palestras curtas, geralmente com menos de 20 minutos e legendados em vários idiomas, e oferecem, entre diversos temas, insights motivacionais e educativos, focando especialmente em temas relevantes para pais e educadores.
O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), selecionou nove desses TED Talks que vão te inspirar, abordando criatividade infantil, desafios enfrentados pelas crianças e a importância da aceitação das diferenças. Confira a lista abaixo:
1. Patricia Kuhl: A genialidade linguística dos bebês
Patricia Kuhl codirige o Instituto do Cérebro e Ciências da Aprendizagem (Brain and Learning Sciences, no original), da Universidade de Washington, e estuda como bebês adquirem a linguagem. Em sua palestra, ela destaca como crianças de até 7 anos são verdadeiros gênios na absorção de diferentes idiomas. A iniciativa da qual ela faz parte busca compreender as fases em que bebês tentam decifrar e dominar os sons mais comuns de sua língua materna. Por que é interessante? Porque explica os mecanismos usados por bebês para compreenderem o mundo que os cerca.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- “Agora consigo realmente ver o que é viver de verdade”, conheça influenciadora que nasceu na favela e hoje estuda na USP
- Julho no Sesc Santo André: programação está recheada de atividades para agitar o período de férias
2. Rita Pierson: Toda criança precisa de um campeão
Rita Pearson dedicou sua carreira à educação, na tentativa de fazer da aprendizagem um processo significativo, baseado no respeito e no empoderamento dos alunos. Educadora por mais de 40 anos, procurou maneiras realmente efetivas de se conectar com os estudantes, fazendo-os valorizar o conhecimento compartilhado. A palestra é interessante porque destaca a importância de se buscar compreender antes de ser compreendido e de valorizar o ser humano por sua capacidade de se tornar uma versão melhor de si mesmo.
3. Andrew Solomon: Ame, não importa o quê
Andrew Solomon é um escritor estadunidense que pesquisa e se interessa por questões psicológicas e culturais, especialmente referentes aos desafios na relação entre pais e filhos. Nesse TED Talk, ele expõe suas reflexões a respeito do processo de amar e aceitar uma criança fundamentalmente diferente, que foge da compreensão imediata dos pais. Por meio de exemplos pessoais, ele sutilmente propõe um inspirador exercício de empatia em relação às diferenças. Preparado?
4. Roberto D’Angelo e Francesca Fedeli: Na doença do nosso bebê, uma lição de vida
Roberto e Francesca são os pais de Mario, que, com 10 dias de vida, teve um derrame e perdeu a habilidade de controlar parte de seu corpo. Em menos de 10 minutos de palestra, o casal fala do impacto que o evento causou em suas vidas e de como seu modo de enxergar a realidade mudou de repente. Trata-se de uma história de superação, de uma inspiradora lição de vida.
5. Adora Svitak: O que os adultos podem aprender com as crianças
É comum ouvirmos que as crianças têm muito a ensinar aos adultos, certo? Isso, entretanto, quase nunca é colocado em prática, pois acabamos seguindo, mesmo sem nos darmos conta, a máxima de que crianças aprendem e adultos ensinam. Quando Adora Svitak tinha 7 anos, já escrevia e dava palestras sobre como o mundo precisa do pensamento infantil, criativo e otimista. A palestra é interessante porque retrata o mundo pelos olhos de uma criança, que faz questão de nos lembrar que aprender e ensinar são iniciativas essenciais a todas as idades.
6. Gever Tulley: 5 coisas perigosas que você deve deixar que seus filhos façam
Tulley é cofundador da Tinkering School, uma espécie de acampamento de verão onde as crianças são incentivadas a construir instrumentos e objetos e a resolver problemas práticos. Na palestra, ele explica por que uma dose de perigo é saudável tanto para os filhos como para os pais, no intuito de desenvolver seres humanos criativos e seguros, que saibam lidar com o ambiente que os cerca e seus desafios. Como o próprio palestrante afirma, a despeito do título, o vídeo é sobre segurança e controle.
7. Ken Robinson: As escolas matam a criatividade?
Ken Robinson é um educador e autor britânico disposto a questionar o sistema formal de ensino. Ele destaca que, em geral, as crianças não são educadas para pensar, para exercitar sua criatividade e refletir sobre maneiras de alcançar o próprio potencial, mas sim para serem bons trabalhadores. De fato, o que acontece na maioria das escolas é a desvalorização sistemática da mente criativa e do impulso inovador, partindo para a perpetuação de um padrão excludente e arbitrário de ensino. Nesse TED Talk, o autor defende que a criatividade é tão importante quanto a alfabetização, devendo por isso ser tratada como a mesma ênfase.
8. Cameron Herold: Vamos educar as crianças para serem empreendedoras
Herold é um empreendedor que defende que pais e educadores devem reconhecer o talento de seus filhos para a inovação, ajudando-os a desenvolver suas capacidades. Para ele, é preciso incentivar as crianças a buscar seus sonhos e interesses, valorizando suas habilidades naturais. A palestra é interessante porque ressalta a importância de dar o suporte necessário para que as crianças entendam e explorem seu potencial, sem impor escolhas e padrões que a sociedade e o ensino formal apontam como adequadas.
9. Julie Lythcott-Haims: Como educar filhos bem-sucedidos sem sufocá-los
Julie Lythcott-Haims é uma escritora e acadêmica interessada em demonstrar o quão prejudicial para o desenvolvimento infantil pode ser o que chama de over-parenting. Essa expressão inglesa denota o excesso de ações deterministas (como pré-estabelecer cada passo e atividade da criança) e o sufocamento de novas possibilidades, do enfrentamento de desafios. Na palestra, ela mostra como tal comportamento superprotetor pode resultar em adultos inseguros e incapazes de lidar com as reviravoltas da vida. É interessante porque parte do pressuposto de que crianças e adolescentes devem ter tempo e espaço para si mesmos, para se descobrirem sem a pressão constante por notas e resultados.
Quer saber mais sobre a educação das crianças? Acesse o blog Novos Alunos e descubra!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.