Termina na segunda-feira as inscrições para cursos gratuitos da Univesp
Inscrições para cursos gratuitos da Univesp encerram em 8 de abril. Não perca a oportunidade de garantir sua vaga!
O prazo para se cadastrar nos cursos gratuitos oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está chegando ao fim: está marcado para amanhã, dia 8 de abril, às 21 horas. No ato da inscrição, os interessados devem seguir todas as etapas delineadas, incluindo o preenchimento de um formulário abordando aspectos socioeconômicos, além de indicar o CPF e seus dados pessoais.
Adicionalmente, os candidatos têm a opção de fornecer os registros de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2021, 2022 e 2023, permitindo que suas pontuações sejam levadas em consideração durante a prova objetiva e somadas à avaliação final.
Caso os resultados do Enem 2023 não sejam divulgados até o prazo estipulado de 8 de abril, eles não serão considerados neste processo seletivo. O vestibular também adota o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para aqueles provenientes de escolas públicas no Ensino Médio.
A confirmação do pagamento e a efetivação da inscrição podem ser verificadas no portal vestibular.univesp.br, na seção “Área do Candidato”, após dois dias úteis em relação ao pagamento do boleto bancário. Alternativamente, outras formas de pagamento estão disponíveis no site.
Os cursos da Univesp
Ao todo, são disponibilizadas 23.322 vagas em 371 municípios, abrangendo áreas urbanas, rurais e litorâneas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet. A realização da prova está agendada para o dia 26 de maio, às 13 horas, e os locais oficiais serão comunicados a partir das 15 horas do dia 21 do mesmo mês.
O início das atividades está programado para o final de julho de 2024. Além disso, neste ano, a Univesp oferece 2.610 vagas para o Provão Paulista, cujos aprovados também iniciarão seus estudos em julho.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 52,00. Não há restrição de idade para participação, bastando ter concluído o Ensino Médio ou estar com a conclusão prevista até o período de matrícula.
Os cursos disponíveis abrangem diversas áreas. No Eixo de Computação, por exemplo, é possível optar pelo bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI, Ciência de Dados ou Engenharia de Computação, com durações de três, quatro e cinco anos, respectivamente. Os primeiros 18 meses compreendem um ciclo básico, durante o qual há a flexibilidade de migração entre os três cursos.
Já nas licenciaturas, os estudantes cursarão um ano de ciclo básico, podendo escolher entre habilitações em Letras, Matemática ou Pedagogia a partir do segundo ano, todos com duração de quatro anos.
No Eixo de Negócios e Produção, o primeiro ano é destinado ao ciclo básico, seguido pela escolha definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais, bacharelado em Administração ou Engenharia de Produção, com durações de três, quatro e cinco anos, respectivamente.