Ternium abre vagas em programa de mentoria voltado a jovens negros

Para se inscrever, é necessário se autodeclarar pessoa negra (preta ou parda) e estar cursando o 4º período de Engenharia

10/12/2025 17:32

A siderúrgica Ternium está com inscrições abertas para a quarta edição do Programa de Mentoria de Carreira para Jovens Negros, iniciativa que oferece suporte, orientação e desenvolvimento profissional a estudantes da zona oeste do Rio de Janeiro.

O projeto tem como objetivo promover a equidade racial e ampliar as oportunidades de acesso de jovens negros ao mercado de trabalho.

Para se inscrever, é necessário se autodeclarar pessoa negra (preta ou parda) e estar cursando o 4º período de Engenharia
Para se inscrever, é necessário se autodeclarar pessoa negra (preta ou parda) e estar cursando o 4º período de Engenharia - Jacob Wackerhausen/iStock

Com duração de seis meses, cada participante será acompanhado por um líder da Ternium, que atuará como mentor durante toda a jornada. O programa já apresenta resultados significativos, com ex-participantes contratados pela própria empresa e também por outras organizações.

Para se inscrever, é necessário se autodeclarar pessoa negra (preta ou parda) e estar cursando, no mínimo, o 4º período de Engenharia. As inscrições ficam abertas até 22 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site Comunidade Empodera.

Relatos de quem já fez o programa da Ternium

Os relatos dos egressos reforçam o impacto da iniciativa. Crislaine Soares Bastos, estagiária da aciaria, destaca: “Gostei muito da escuta ativa e do acolhimento ao longo de toda a trilha. As mentorias trouxeram reflexões importantes sobre carreira, identidade e propósito, e os encontros presenciais foram uma oportunidade poderosa de conexão e pertencimento.”

Tomaz Oliveira dos Santos, também ex-participante e atualmente estagiário, destaca a troca com profissionais experientes. “O que mais gostei foi a troca com os mentores e o quanto eles foram abertos para compartilhar experiências reais. Isso me ajudou a entender melhor o mercado e me sentir mais confiante”.

Para Vanessa Antoine, gerente de Talent Acquisition & Development da Ternium, o crescimento do programa demonstra sua relevância para a construção de ambientes mais diversos e inclusivos.”A cada ano que passa, temos mais pessoas envolvidas. Esse projeto tem impacto importante na vida de todos, tanto dos mentores quanto dos mentorados. Todos se desenvolvem, aprendem e se tornam profissionais ainda mais completos após essa experiência”, destaca a executiva.