Teste vocacional: o que é e por que é importante fazer?
Entenda mais sobre essa ferramenta que pode te ajudar a uma jornada profissional mais alinhada ao seu perfil
Provavelmente você já ouviu falar em teste vocacional. À medida em que se aproxima o fim do Ensino Médio, chega o momento de decidir em qual curso de graduação se inscrever no vestibular.
Muitas vezes o teste vocacional é sugerido ao estudante como uma ferramenta que o auxiliará o jovem a encontrar a carreira que mais se encaixa no seu perfil, com o intuito de tomar essa decisão tão importante que é a escolha da profissão.
Mas, afinal, você sabe no que consiste e quais são os principais benefícios em fazer esse teste? Com ajuda do Pravaler vamos explicar o que é e porque é importante fazer um teste vocacional.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
Teste vocacional: o que é e por que é importante fazer?
O teste vocacional nada mais é do que um questionário que pode te ajudar a descobrir qual é a sua vocação profissional, ou seja, entender quais são os cursos e profissões que você tem maiores chances de curtir e se dar bem!
Com os resultados do teste, você poderá ter mais certeza sobre qual graduação escolher. Assim, há chances maiores de você ter sucesso e realização, tanto profissional quanto pessoal, ao longo da sua trajetória de carreira.
O teste vocacional já ajudou milhares de pessoas a encontrarem profissões que realmente as encantam.
Mas atenção! É importante lembrar que o teste vocacional deve ser usado como um guia, e não como uma resposta definitiva para suas dúvidas. Os resultados te ajudarão a entender quais são as suas qualidades e as suas inclinações para as tantas profissões que existem atualmente.
O teste pode te ajudar a ter certeza de um caminho que você já pretendia seguir ou te fazer pensar em carreiras que você nem tinha cogitado ainda, mas a decisão final deve sempre ser baseada no que você sente ser o certo!
Esses testes normalmente são construídos por psicólogos, especialistas em carreira e autoconhecimento, assim como instituições focadas em orientação vocacional e profissional, mas existe a possibilidade de serem feitas entrevistas individuais, proporcionando um resultado ainda mais preciso.
O ideal é combinar o teste vocacional com as entrevistas psicológicas. Assim, o resultado apresentado para você será ainda mais completo, detalhado e assertivo, de forma que ajude em diversas questões de toda a sua vida profissional e pessoal.