Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem: entenda essa condição
Você conhece crianças que demoraram para falar ou que não desenvolvem bem a linguagem? Um artigo da fonoaudióloga Ana Manhani Cáceres Assenço, no portal Reab, fala um pouco sobre essas manifestações, que podem caracterizar o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL).
Segundo Ana, o transtorno não tem causas conhecidas e é muito pouco popularizado, não só no Brasil como no mundo. Tanto que, por aqui, o dia 22 de setembro foi escolhido para informar sobre a condição. Já no Reino Unido, um grupo de pesquisadores lançou uma campanha há cinco anos a fim de conscientizar a população.
As crianças com TDL encaram o desenvolvimento da linguagem como um verdadeiro desafio. Por isso, elas precisam de apoio de um profissional. Como a fonoaudióloga explica: “Elas precisam de suporte especializado e de muito esforço para conseguir aprender o que significam as palavras, como produzir corretamente os sons da língua, como organizar as palavras em frases de forma que façam sentido, como relatar de forma compreensível algo que viram, viveram ou querem”.
- Entenda o que é o transtorno explosivo intermitente e saiba como lidar
- Os sinais reveladores de que seu filho pode ter autismo
- Dia da Luta PCD: 10 direitos das pessoas com autismo
- Descoberta condição na infância que aumenta suas chances de desenvolver esquizofrenia quando adulto
O trabalho de profissionais ao redor do mundo tem levado a um consenso maior sobre a forma de diagnosticar e de encaminhar pessoas com TDL. Acesse o artigo na íntegra aqui.
Leia mais: