Tusp organiza programação cultural sobre a “A Batalha da Rua Maria Antônia”

Exibição do filme, palestra e espetáculo teatral integram a série de atividades gratuitas

Por: Redação
Reprodução
Na foto, o estudante secundarista José Guimarães sendo carregado logo após ter sido baleado.

Em outubro de 1968, a Rua Maria Antônia – situada na região central da cidade de São Paulo – tornou-se “campo de guerra” para que alunos da USP e Mackenzie se enfrentassem. Ambos os grupos optaram por resolver suas queixas e diferenças – de cunho ideológico – durante um embate que resultou em saldo negativo para todos: a morte do estudante José Guimarães.

Passados 45 anos, muito ainda pode – e deve – ser debatido a respeito do contexto em que se realizou o atrito em questão. Por conta disso, o Tusp (Teatro da USP) organizou uma série de atividades gratuitas, entre os dias 1 e 9 de outubro, que inclui exibição de filme, palestra e espetáculo teatral.

O documentário “A Batalha da Maria Antônia“, de Renato Tapajós, tem como foco a distinção clara entre as correntes de esquerda e direita que impulsionaram o confronto e toda a pressão política pela qual o país passava na década de 1960. Após a exibição haverá espaço para debate com o diretor. Ainda se tratando de discussões e reflexões, a psicanalista e professora da USP, Irene Cardoso, ministrará a palestra com mediação de Cristiane Zuan Esteves, dramaturga e diretora de teatro.

Para completar a programação, o espetáculo “Arqueologias do Presente: A Batalha da Maria Antônia“, criado especialmente para o evento, terá seis apresentações gratuitas. Para saber mais informações  acompanhar novidades do Tusp, acesse a fanpage no Facebook.

Programação

[1/10]
Horário: 
20h
Palestra com Irene Cardoso, mediação Cristiane Zuan Esteves.

[2/10]
Horário: 
19h
Filme: A Batalha da Maria Antônia, de Renato Tapajós. Após exibição haverá debate com o diretor.

[De 4 a 9/10]
Horários:
Sexta e Sábado, 21h; Domingo, 19h; Segunda à Quarta, 21h/
Espetáculo: Arqueologias do Presente: A Batalha da Maria Antônia, grupo OPOVOEMPÉ – às 20h
Direção: Cristiane Zuan Esteves