Uece e Dell abrem 3 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho; são cerca de 20 cursos ofertados
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Dell Technologies abriram inscrições para cursos gratuitos nas áreas de Tecnologia da Informação, Idiomas e Inteligência Artificial aplicada à Educação. São ofertadas 3 mil vagas.
Os cursos gratuitos fazem parte do Programa Ensino Digital, que visa formar estudantes do Ensino Médio e da Graduação, professores e profissionais de educação das redes pública e privada de ensino do Brasil.

O programa é voltado para estudantes do Ensino Médio e da graduação, assim como professores e profissionais da educação. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho (acesse o formulário aqui).
Vagas nos cursos gratuitos
Com atenção especial à região Norte, este edital tem como objetivo contribuir para a redução das desigualdades de acesso à formação tecnológica no país.
A parceria com o Instituto IREDE, que já atua em projetos sociais na região, reforça o compromisso de alcançar estudantes e profissionais da educação em estados onde ainda há poucos investimentos na área.
A expectativa é que os cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Ensino Digital apoiem iniciativas locais de inclusão digital e ampliem as oportunidades de qualificação técnica em lugares historicamente menos atendidos por ações desse tipo.
São cerca de 20 cursos gratuitos que abordam temas como Inteligência Artificial, Power BI, Inglês, Suporte Técnico em TI, Desenvolvimento de Sites, Python, Machine Learning e Visualização de Dados. Confira as opções de cursos:
- Power BI para Educação (10h);
- Inteligência Artificial para Educação I (10h);
- Inteligência Artificial para Educação II: Potencializando Métodos e Ferramentas (10h);
- Inteligência Artificial para Estudos Criativos (10h); Introdução à Python (36h);
- Introdução a Machine Learning (36h);
- Python para Machine Learning (43h); Machine Learning (55h);
- Introdução à Lógica de Programação em Python (48h);
- Visão Analítica de Dados (25h);
- Visualização de Dados (40h);
- Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software (25h);
- Desenvolvimento de Sites – HTML E CSS (20h);
- Desenvolvimento de Sites II – Sites Modernos e Responsivos com Bootstrap (30h); Introdução à
- Acessibilidade na Web (10h);
- Acessibilidade na Prática – Recursos de Acessibilidade em Softwares Aplicativos (20h); Inglês
- Básico 1 com Ênfase em Tecnologia da Informação (77h);
- Inglês Básico 2 com Ênfase em Tecnologia da Informação (100h);
- Inglês Intermediário 1 com Ênfase em Tecnologia da Informação (88h);
- Suporte Técnico em Tecnologia da Informação (100h).
A metodologia de ensino prevê horários de estudo flexíveis e acompanhamento por equipe especializada. Ao se inscrever, a pessoa interessada poderá escolher, no máximo, até dois cursos.
Para as pessoas com deficiência auditiva e pessoas surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a equipe pedagógica dispõe de acompanhamento de intérpretes de Libras quando for necessário ou demandado pelos usuários.
Plataforma inclusiva e certificação gratuita
Serão 3.000 vagas ofertadas com prioridade para estudantes do Ensino Médio e Graduação (alunos, especialmente, de cursos de licenciatura), professores(as) e profissionais de educação das redes pública e privada de ensino do Brasil, distribuídas para turmas sem tutoria.

]Todos os cursos são oferecidos pela Plataforma Dell Accessible Learning (DAL), que conta com recursos de acessibilidade (como alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens e vídeos em Libras), possibilitando uma navegação inclusiva para diferentes perfis de deficiência (visual, auditiva e outros).
Os participantes que concluírem os cursos com aprovação receberão certificação gratuita emitida pela Uece, referência nacional em educação pública de qualidade.
O objetivo é ampliar o acesso à formação tecnológica em todas as regiões do Brasil, buscando apoiar iniciativas locais de inclusão digital e ampliar oportunidades de qualificação técnica.