UERJ oferece cursos gratuitos para jovens, adultos e idosos
Para participar, é preciso ter idade mínima de 15 anos; confira mais detalhes das vagas e prazo de inscrição
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de ensino básico e pré-vestibular para jovens, adultos e idosos.
A iniciativa faz parte do Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (ProejaiCAp-UERJ).
São cursos dos ensinos fundamental I e II e médio ou pré-vestibular comunitário. As inscrições ocorrem até 12 de junho pelo site do Prossim ou presencialmente na sede da escola, no Rio Comprido. Para participar, é preciso ter idade mínima de 15 anos.
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos UERJ?
Ao todo, são 220 vagas ofertadas, incluindo as reservadas a estudantes comprovadamente carentes (renda bruta mensal familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo).
Podem se inscrever alunos oriundos da rede pública, negros, pardos e indígenas, LGBTQIAP+ ou pessoas com deficiência, além de técnicos administrativos, filhos de técnicos e filhos de docentes da UERJ.
O sorteio das vagas acontece no dia 21 de junho. Porém, o início das aulas –segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30–, está previsto para o dia 3 de julho.
Como serão os cursos?
Equivalentes ao do ensino regular, o curso será em blocos com duração de um ano cada, dividido por três trimestres. No entanto, podem eles podem ser reduzidos ou estendidos de acordo com o desenvolvimento individual do aluno.
As aulas ficarão a cargo de alunos bolsistas da UERJ, que agora poderão estagiar à noite, demanda antiga dos cursos da Universidade.
Contudo, o trabalho de criação do material didático e o desenho curricular de cada disciplina ocorrem em conjunto, sempre sob coordenação de um docente efetivo.