Uerj oferece mais de 1,5 mil vagas em cursos gratuitos

São ofertadas 1,5 mil vagas em três cursos de extensão online gratuito

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscrições abertas para o cursos gratuitos de capacitação para cuidado e atenção à pessoa idosa.

Os cursos são oferecidos por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), que se tornou recentemente Núcleo do Envelhecimento Humano (NEH)

São ofertadas 1,5 mil vagas em três cursos de extensão online gratuitos: Introdução à Gerontologia, Atualização no Cuidado com a Pessoa Idosa e Treinamento em Gerontologia.

Projeto da Uerj oferece cursos gratuitos de capacitação para cuidado e atenção à pessoa idosa
Créditos: Divulgação/UERJ
Projeto da Uerj oferece cursos gratuitos de capacitação para cuidado e atenção à pessoa idosa

Podem participar gestores, técnicos, conselheiros, profissionais de saúde da rede pública e cuidadores familiares interessados ou atuantes nessa área nos 92 municípios do Rio de Janeiro.

Para se inscrever ou obter mais informações, os interessados devem enviar e-mail para: cursoscuidadoegerontologia@gmail.com. O início das aulas está previsto para setembro.

As atividades terão duração média de três meses, e haverá emissão de certificado de conclusão.

Foco dos cursos gratuitos da Uerj

A parcela da população com 60 anos ou mais subiu de 11,3%, em 2012, para 15,1% em 2022, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e deve continuar aumentando.

Considerando essa perspectiva, o Projeto QUALIdade visa contribuir para articular, de forma transdisciplinar, o estudo sobre o envelhecimento e suas características históricas, sociais e fisiológicas.

Também vai oferecer ferramentas para o atendimento, gestão e promoção do envelhecimento ativo, como apontou o professor Renato Veras, diretor da UnATI.

“Nessa fase, temos que trabalhar com a percepção de que haverá perdas e danos, ao mesmo tempo em devemos proporcionar estabilidade, qualidade e conforto ao idoso e seus familiares”.