UFJF abre vagas em 6 cursos gratuitos de graduação EaD
80% das vagas são destinadas ao público em geral e 20% para professores da rede pública
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou um novo edital para um processo seletivo suplementar, visando o ingresso em cursos gratuitos de graduação na modalidade de ensino a distância (EaD).
Estão disponíveis 379 vagas em cursos de licenciatura nas áreas de Computação, Matemática, Química, Física, Educação Física e Pedagogia.
Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos seguintes polos de apoio presencial: Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cambuí, Carandaí, Carangola, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Ilicínea, Ipanema, Itamonte, Lagoa Santa, Lavras, Sete Lagoas e Varginha.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
Como se inscrever nos cursos gratuitos EaD
As inscrições ocorrem de 7 a 30 de outubro, exclusivamente pela internet, no site da Copese. Durante o período, os candidatos devem preencher o formulário, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de R$ 150,00 até 30 de outubro no Banco do Brasil.
A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 26 de novembro, a partir das 15h, no site da Copese.
Os dias, prazos e entrega de documentos para a matrícula dos aprovados devem ser divulgados no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). As aulas têm início previsto para o primeiro semestre de 2025.
Os interessados podem optar por uma das modalidades de ingresso. A primeira, destinada ao público em geral, considera o desempenho em Português e Matemática a partir do histórico escolar do ensino médio, abrangendo 80% das vagas.
A segunda, reservada para professores da rede pública em exercício, sem formação superior ou sem graduação na área de atuação, corresponde a 20% das vagas. Para essa categoria, é necessário comprovar vínculo com a rede de ensino e estar cadastrado na Plataforma Freire.
Se o número de candidatos na modalidade de professores exceder as vagas, o critério de desempate será o tempo de serviço, seguido pela idade dos concorrentes.
Isenção da taxa
A isenção da taxa de inscrição no processo de seleção pode ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line, das 15h do dia 7 de outubro até às 16h do dia 11 de outubro.
O candidato deve consultar o resultado da sua solicitação, a partir das 16h do dia 21 de outubro, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).
Aquele que tiver a isenção indeferida deve, no mesmo site do cadastramento, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa, nas condições e nos prazos estabelecidos pelo edital.
Já o candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida precisa verificar a emissão do comprovante definitivo para a garantia de que sua inscrição foi efetivada.