UFMG abre vagas em programa de bolsas relacionadas a IA

As inscrições para os três editais vão até 15 de maio; confira mais detalhes das vagas oferecidas

09/05/2024 01:01

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através da Pró-reitoria de Pós-graduação, recebe inscrições para programa de bolsas de estudos. Prazo vai até 15 de maio.

Estão abertas três chamadas internas com o tema Inteligência Artificial responsável no mundo contemporâneo, destinadas ao apoio à realização de doutorado sanduíche e de estágio pós-doutoral no exterior e seleção de pesquisador visitante no Brasil.

UFMG abre vagas em programa de bolsas relacionadas a IA
UFMG abre vagas em programa de bolsas relacionadas a IA - Lucas Braga/UFMG

As bolsas são oferecidas no âmbito do Programa Fapemig de Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de Minas Gerais (ICTMGs).

A inteligência artificial (IA) é definida como a simulação da inteligência humana em máquinas, incluindo aprendizado, raciocínio, percepção e as tecnologias relacionadas. 

“A proposta reconhece a importância da incorporação da IA em uma abordagem transdisciplinar e, considerando o estágio de desenvolvimento deste tema em nossa instituição”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação da UFMG Isabela Almeida Pordeus.

Sobre as bolsas da UFMG

A chamada para doutorado sanduíche no exterior é destinada a estudantes regularmente matriculados em cursos ofertados por programas de pós-graduação da UFMG. A duração das bolsas é de seis meses, no período de novembro de 2024 a outubro de 2025, sem possibilidade de renovação.

Já a chamada para estágio pós-doutoral é aberta a docentes em efetivo exercício nos programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais da UFMG. A duração das bolsas também é de seis meses, dentro do mesmo período, sem possibilidade de renovação.

Na modalidade pesquisador visitante no Brasil o público-alvo são pesquisadores de renome internacional, atuantes e residentes no exterior, que serão selecionados para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários em visitas de curta duração à Universidade.

As inscrições desses pesquisadores devem ser feitas por docentes em efetivo exercício na UFMG.