UFPR oferece mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
Os interessados devem se inscrever até 22 de agosto confira como se inscrever
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) segue com inscrições abertas para os cursos gratuitos presenciais de graduação para o ano letivo de 2025.
São oferecidas 5.278 vagas em 124 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
Os interessados devem se inscrever até a próxima quinta-feira, dia 22 de agosto, no site do Núcleo de Concursos da UFPR.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
A taxa de inscrição no vestibular é de R$ 195,00 (mesmo valor dos dois anos anteriores). Candidatos que já se inscreveram e pagaram a taxa mas querem mudar a opção de curso, língua estrangeira, cidade da prova da primeira fase e/ou perfil socioeconômico podem fazer as alterações até o meio-dia de 27 de agosto, mediante pagamento de uma taxa de R$ 45,00.
Das vagas nos cursos gratuitos da UFPR
Do total de vagas ofertadas pela UFPR para 2025, no mínimo 50% são destinados para estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas (o percentual varia conforme o curso).
Dentro dessa reserva há cotas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas, pessoas com deficiência e, a partir deste ano, também para quilombolas –categoria incluída a partir da revisão da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012, no ano passado.
Para a categoria renda, o limite foi alterado, também durante a revisão da Lei de Cotas. Agora, o máximo admitido para concorrer nessa categoria é um salário mínimo mensal por pessoa da família (até o ano passado, o limite era de 1,5 salário mínimo).
Os candidatos a vagas de cotas precisam passar por bancas de validação de autodeclaração. Para pretos e pardos, a banca consiste em entrevista por vídeoconferência. Para as demais categorias, a banca é documental, ou seja, os candidatos devem enviar documentos que comprovem a condição declarada no momento da inscrição.
A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, para a qual qualquer candidato pode se inscrever, desde que comprove sua condição de pessoa com deficiência.
Provas
A prova da primeira está agendada para o dia 20 de outubro, às 14 horas. No momento da inscrição o candidato pode escolher o local onde deseja fazer essa prova. São 11 opções: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.
A prova da primeira fase terá 90 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e Sociologia. O programa oficial de prova está disponível no site do NC/UFPR.
A segunda fase consistirá em uma prova de Produção e Compreensão de Textos, marcada para o dia 1º de dezembro, às 14 horas, para todos os candidatos convocados para essa fase. No dia 2 de dezembro, às 14 horas, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, apenas para os candidatos inscritos para cursos que têm essa exigência. No mesmo dia, às 10h30, acontece a Prova Teórica Objetiva para os candidatos ao curso de Música.
A divulgação do resultado final está prevista para o dia 17 de janeiro de 2025.