UFRGS abre vagas em cursos gratuitos de graduação EaD
As inscrições, no valor de R$ 100, ocorrem até 22 de abril; confira detalhes dos cursos
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está com inscrições abertas em cursos gratuitos de graduação na modalidade de ensino a distância (EaD). São oferecidas 400 vagas nos cursos de Ciências Biológicas e Robótica Educacional.
A seleção compreende provas que serão aplicadas no dia 12 de maio nas cidades-polo dos cursos [veja abaixo o detalhamento da oferta], no turno matutino. As graduações são realizadas no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições, no valor de R$ 100, ocorrem até 22 de abril.
São oferecidas 200 vagas em cada um dos processos, contando com vagas reservadas para egressos do ensino médio público, compreendendo ainda as ações afirmativas da UFRGS a partir das seguintes condições:
- preto/pardo/indígena, quilombola, pessoa com deficiência;
- renda familiar de até 1 salário mínimo per capita.
Há ainda a reserva de vagas para professores da educação básica.
Os cursos gratuitos da UFRGS
Computação e Robótica Educacional
O curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa 2024/2 é oferecido nas seguintes cidades: Porto Alegre (50 vagas), Esteio (25), Gramado (25), Novo Hamburgo (25), Santo Antônio da Patrulha (25), São Lourenço do Sul (25) e Vila Flores (25). A prova de seleção inclui Língua Portuguesa, Matemática e Redação. O curso conta com oito semestres letivos.
A capacitação tem a proposta de oferecer um espaço de construção de conhecimentos interdisciplinares que contemplem os saberes da Computação, da Robótica Educacional e da Educação.
O objetivo é formar profissionais qualificados para o ensino de Computação e para utilização de tecnologias e ferramentas digitais e Robótica Educacional em diferentes formas e contextos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
Ciências Biológicas
Já a graduação Licenciatura em Ciências Biológicas 2024 conta com polos nas cidades de Porto Alegre (100 vagas), Cachoeira do Sul (20), Cerro Largo (20), Gramado (20), Jacuizinho (20) e Santo Antônio da Patrulha(20). Para este curso, as provas serão apenas de Língua Portuguesa e Redação. Esta graduação também conta com oito semestres letivos.
O curso busca formar profissionais para atuarem como professor e pesquisador na educação básica, nas áreas de Ciências da Natureza e no componente curricular Biologia.
O licenciado também pode atuar como educador em outras instituições, tais como museus, jardins botânicos, zoológicos, parques, reservas e organizações não governamentais, destacando-se em projetos de Educação Ambiental.