UFRJ abre vagas em curso gratuito de extensão em cultura digital
As inscrições seguem até o dia 30 de julho; as aulas estão previstas para ocorrer nos dias 1º a 4 de agosto
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), está com vagas abertas para curso gratuito de extensão em cultura digital.
As inscrições seguem até o dia 30 de julho. As aulas do curso Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Brasil estão previstas para ocorrer nos dias 1º a 4 de agosto.
A iniciativa, promovida pela Pró-reitoria de Extensão da universidade, conta com a ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó, a integrante do Conselho Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Inteligência Artificial Estela Aranha e o pesquisador do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab) Fernando Ferreira como alguns dos mentores confirmados.
- Carnaval na Bahia pode sim ter tranquilidade; saiba onde ficar
- Hábito comum e simples pela manhã que pode proteger seu coração
- Deficiência de vitamina A: conheça os sintomas que seu corpo indica e as formas de prevenção
- Como apostar no Campeonato Carioca 2025: Guia e Dicas
Curso gratuito de extensão da UFRJ
Algumas das áreas abordadas no curso gratuito de extensão da UFRJ são inteligência artificial, combate à desinformação e notícias falsas, ativismo ambiental, educação midiática, mídias nos territórios e tecnologias para o bem comum.
Podem se inscrever projetos, ações, redes, coletivos e organizações de impacto social, ligados a propostas de transformação social, cidadania, diversidade e ampliação de direitos.
Não é necessário que interessados tenham formação ou titulação acadêmica.
Além disso, o curso de extensão ocorre em paralelo à formação presencial realizada em Brasília para 30 projetos locais selecionados com bolsas de R$ 1 mil de ajuda de custo, oferecidas por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli).
Para além do objetivo de promover o letramento digital como um componente estratégico das ações desenvolvidas pelos inscritos, a professora e pesquisadora da UFRJ Ivana Bentes destaca o potencial de ampliação do curso “Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Brasil”.
Com informações da Agência Brasil