UFSCar abre vagas em curso gratuito de educação bilíngue

Inscrições devem ser feitas até o dia 19 de julho; curso será completamente online

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), está com inscrições abertas para o curso gratuito de aperfeiçoamento na modalidade a distância (EaD) sobre educação bilíngue de surdos

O objetivo do curso é promover a formação de professores da Educação Básica sobre educação bilíngue de/para surdos com ênfase nas práticas pedagógicas.

UFSCar abre vagas em curso gratuito de educação bilíngue
Créditos: Divulgação/UFSCar
UFSCar abre vagas em curso gratuito de educação bilíngue

A capacitação vai permitir que os participantes se instrumentalizem para que possam assistir pedagogicamente as pessoas surdas respeitando a primeira língua (Libras) e sistematizando a segunda língua, o português escrito.

Ao capacitar os professores, a intenção é também proporcionar aos surdos a possibilidade de acessar o conhecimento e se desenvolver pedagogicamente.

Inscrições e vagas no curso gratuito

O curso será completamente online, com carga horária de 180 horas e materiais e videoaulas bilíngue produzidos por professores e pesquisadores da área.

As aulas terão professores formadores, supervisores, tutores e técnicos para suporte e acompanhamento constante dos cursistas. São oferecidas 200 vagas voltadas a professores da rede pública da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de julho, por meio de  formulário online (acesse aqui). Para acessar o link e realizar a inscrição, é preciso estar logado em conta do Gmail.

Caso as vagas oferecidas não forem preenchidas, será aberto um novo período de inscrição a ser divulgado posteriormente. A inscrição é gratuita para todos os candidatos.

Serão aceitas somente as inscrições de candidatos graduados em cursos de Licenciatura e que sejam Professores da Educação Básica das redes públicas estaduais, municipais e Distrito Federal.

Processo de seleção

O processo de seleção será realizado em etapa única por meio de análise documental comprobatória de atuação na Educação Básica das redes públicas estaduais, municipais e Distrito Federal e serão selecionados os 450 (quatrocentas e cinquenta) primeiros candidatos que realizarem a inscrição com a devida documentação e cujas inscrições forem deferidas.

A seleção ocorrerá em etapa única por meio de análise documental, de caráter eliminatório e determinará o deferimento das inscrições à matrícula.