UFSCar abre vagas no programa gratuito ‘Futuras Cientistas’ para formar jovens mulheres em ciência e tecnologia
Inscrições foram prorrogadas até o dia 16 de setembro
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) prorrogou as inscrições para o Programa Futuras Cientistas, ofertado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, ligado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O objetivo é que meninas do Ensino Médio tenham contato com ciência e tecnologia participando de diferentes atividades de imersão científica.
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Projeto abre 4 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Univesp abre 30 mil vagas em 15 cursos gratuitos online
As meninas selecionadas receberão um auxílio no valor de R$600 após a realização das atividades, que ocorrerão em janeiro de 2025. A iniciativa é aberta a estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual e a professoras do Ensino Médio da rede básica.
UFSCar: programa gratuito futuras cientistas
Em São Carlos, dois projetos receberão meninas para a imersão científica de 2025. Um deles acontecerá na nChemi Engenharia de Materiais, empresa-filha da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que realizará o projeto “Conhecendo a química de um mundo nano”, abordando aspectos de Química, Ciência de Materiais e Nanotecnologia.
O outro projeto acontecerá no Laboratório de Bioensaios e Modelagem Matemática (LBMM) da UFSCar, cujo título é “Segurança hídrica em tempos de mudanças climáticas: conceitos e práticas para as Futuras Cientistas”. Essa ação vai discutir a temática de segurança hídrica em um cenário de mudanças globais.
Durante o projeto, as meninas vão participar de uma imersão cientifica realizando experimentos científicos, participando de palestras e conhecendo um pouco mais sobre o contexto universitário. As inscrições podem ser feitas até 16 de setembro. Informações completas em https://linktr.ee/FuturasCientistas ou pelo Instagram.
O Programa Futuras Cientistas CETENE/MCTI, que visa aumentar a presença de meninas e mulheres nas áreas de Ciências Exatas, realizou 10 edições desde sua criação em 2012.