UFSCar aprova criação de cotas para pessoas trans e travestis
A iniciativa abrangem todos os 68 cursos de graduação presenciais
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é mais uma universidade púbica a aprovar a criação de cotas para estudantes trans e travestis.
A iniciativa abrangem todos os 68 cursos de graduação presenciais ofertados nos quatro campi da instituição –São Carlos, Sorocaba, Araras e Buri, todas no estado de São Paulo.

A UFSCar tem processo seletivo feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No entanto, a instituição não revelou detalhes de como será o processo e a partir de quando será implantado.
A universidade é a quarta universidade pública do estado de São Paulo a aprovar esse tipo de cota. A Unifesp, UFABC e a Unicamp já têm cotas desse tipo.
Cotas da UFSCar para pessoas trans e travestis
O programa faz parte de uma série de ações afirmativas implementadas pela instituição desde 2007 que visam combater práticas discriminatórias decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e por deficiências.
Aprovada por aclamação, a nova política apresenta uma definição das diferentes identidades de gênero que podem acessá-la, regulamenta como as pessoas trans podem participar do processo seletivo e determina as responsabilidades institucionais da UFSCar para garantir a execução do programa.

Construída por um Grupo de Trabalho coordenado por Thiago Loureiro, da Coordenadoria de Diversidade e Gênero da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e por Tainá Veloso Justo, da Coordenadoria de Ingresso da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), o GT reuniu servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes, além de integrantes do Coletivo de Pessoas Trans da Universidade e colaboradores externos com experiência na pauta.
Antes da apreciação no ConsUni, uma versão preliminar da Política de Acesso e Permanência de Pessoas Trans na Graduação foi submetida à análise da Procuradoria Federal e aprovada por unanimidade no Conselho de Graduação (CoG). A normativa entra em vigor em 2025 e será aplicada no próximo processo de ingresso, a partir de um edital próprio que será elaborado pela ProGrad.