UFSCar oferece curso gratuito de licenciatura em educação quilombola
Edital é para professores quilombolas que atuem na Educação Básica; saiba como se inscrever
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para curso gratuito de licenciatura em pedagogia com foco na educação escolar quilombola. O edital faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR Equidade.
O curso gratuito é destinado a professores e professoras quilombolas em atuação na docência em escolas públicas quilombolas da educação básica e professores quilombolas em atuação na docência em escolas públicas de educação básica.
Também pode se inscrever membros das comunidades quilombolas que tenham concluído o Ensino Médio, ou curso equivalente, e que pretendam atuar como docentes da Educação Básica.
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As inscrições estão abertas até 25 de outubro de 2024. Para acessar o Edital, o formulário de inscrição e demais informações, acesse a página do Processo Seletivo.
Sobre o curso gratuito da UFSCar
O curso gratuito de Licenciatura em Pedagogia – Educação Escolar Quilombola da UFSCar, busca atender as demandas de formação de professores na região do Vale do Ribeira, que tem a maioria dos quilombos do estado de São Paulo.
Serão ofertadas 30 vagas direcionadas a quilombolas do estado de São Paulo, distribuídas em dois grupos das modalidades previstas no Edital Capes n° 23/2023 (item 5.3.4):
Grupo 1 – professores(as) quilombolas
- 20 vagas para professores(as) quilombolas em atuação na docência em escolas públicas quilombolas da educação;
- básica e professores(as) quilombolas em atuação na docência em escolas públicas de educação básica que recebem;
- alunos quilombolas da educação básica.
Grupo 2 – quilombolas (demanda social)
- 10 vagas para membros das comunidades quilombolas que tenham concluído o Ensino Médio, ou curso equivalente, e que pretendam atuar como docentes da Educação Básica.
Caso as vagas específicas destinadas para professores quilombolas não sejam preenchidas, poderão ser ocupadas pelo grupo de demanda social.
O curso, com carga horária total de 3.490 horas distribuídas em 8 semestres, adotará a Pedagogia da Alternância, que promove a integração entre os conhecimentos acadêmicos e as experiências práticas dos estudantes nas comunidades quilombolas.