UnB abre 500 vagas em curso gratuito EaD na área educacional
Os candidatos interessados devem efetuar a inscrição gratuitamente até o dia 28/06
A Universidade de Brasília (UnB) está com inscrições abertas para curso gratuito na área educacional na modalidade de ensino a distância (EaD).
São oferecidas 500 vagas no curso de Atendimento Educacional em Altas Habilidades/Superdotação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor).
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
A iniciativa visa formar professores que atuam na Educação Básica das redes públicas de ensino no atendimento regular e educacional especializado, na área de altas habilidades e superdotação, garantindo mão de obra qualificada para atuação na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Os candidatos interessados devem efetuar a inscrição gratuitamente no site da Plataforma SIGAA UnB até o dia 28 de junho de 2024.
Conteúdo do curso gratuito da UnB
O curso de Atendimento Educacional em Altas Habilidades/Superdotação tem duração total de 180 horas, divididas em 6 módulos de 30 horas cada.
Os módulos contemplam os mais variados temas importantes para professores da área:
- MÓDULO 1: História, Concepções e Características de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação;
- MÓDULO 2: Legislação e Políticas Públicas;
- MÓDULO 3: Reconhecimento de Comportamentos de Altas Habilidade/Superdotação;
- MÓDULO 4: Desenvolvimento Socioemocional de Estudantes com Altas Habilidades/ Superdotação;
- MÓDULO 5: Práticas Educacionais para o Atendimento de Estudantes Altas Habilidades/Superdotação;
- MÓDULO 6: Educação STEM.
De acordo com o edital, o principal objetivo do curso é contribuir para a atualização e desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas com base em evidências científicas e assim oportunizar a profissionalização dos educadores e a garantia de espaços pedagógicos favoráveis ao desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com altas-habilidades.