UnB e Câmara dos Deputados abrem inscrições para curso gratuito

Projeto busca aproximar universitários do processo legislativo

07/05/2024 01:01

A Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Câmara dos Deputados, abriu as inscrições para a 18ª edição do Politeia, curso gratuito que promove o aprendizado prático das atividades legislativas a partir da simulação das rotinas parlamentares e do processo legislativo.

Em 2024, o Politeia será realizado de 19 a 26 de julho em formato presencial. O encontro contará com a participação de 194 estudantes da graduação/pós-graduação, que serão divididos em quatro modalidades: parlamentar, repórter, assessor de imprensa e fotógrafo.

Politeia reúne universitários para simular atividade legislativa na Câmara
Politeia reúne universitários para simular atividade legislativa na Câmara - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Todos poderão vivenciar as atividades referentes às suas respectivas funções, que compõem o dia a dia da Câmara dos Deputados.

Quem pode se inscrever no curso gratuito da UnB?

As inscrições vão até o dia 18 de maio e serão contabilizadas por ordem de chegada. Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior.

Elas serão realizadas por meio de formulário eletrônico, em quatro modalidades de vagas: cotas de gênero; cotas raciais; cotas sociais de assistência estudantil da UnB; e ampla concorrência.

O objetivo do Politeia, idealizado por estudantes do Instituto de Ciência Política da UnB, é proporcionar aos universitários maior proximidade com o processo legislativo brasileiro.

O projeto usa uma metodologia diferente e inovadora de ensino, em que o participante atua diretamente na construção de uma proposta legislativa e a encaminha para apreciação dos colegas com base em processo semelhante ao do sistema adotado no Brasil.

O estudante tem a possibilidade de não apenas simular as principais decisões tomadas no país, mas também a oportunidade de compreender como funciona o Congresso Nacional e conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas brasileiras.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Portal do Politeia e no regulamento da edição (acesse aqui).